Notícias

Gripe: Dia D vai vacinar apenas pessoas do grupo prioritário em 12 locais

Publicada em 11/05/2017, às 12h44

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Maria Ângela Siqueira


Leonardo Silveira
Nilzete - Profissional da Saúde
Vacinação no Dia D vai acontecer em 12 postos de Vitória

O Dia D da campanha nacional de vacinação contra a gripe será realizado neste sábado (13) e contempla, exclusivamente, o grupo prioritário, de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde: gestantes, puérperas (mulheres que tiveram bebês há, no máximo, 45 dias), trabalhadores de saúde, pessoas portadoras de doenças crônicas (como diabetes e renais crônicos), idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 5 anos e professores das escolas públicas e privadas.

A vacina contra o vírus influenza estará disponível a partir das 8 horas, em 12 pontos estratégicos na capital: Unidades de Saúde de Santa Luiza, Bairro República, Maruípe, Praia do Suá, Santo Antônio, Fonte Grande, Conquista/Nova Palestina, Consolação, Ilha das Caieiras e Forte São João, além da Igreja Evangélica Batista (IEBV) de Jardim da Penha e Primeira Igreja Batista de Jardim Camburi, com cerca de 14 mil doses da vacina.

Comprovação

Trabalhadores de saúde e professores precisarão comprovar sua condição. Os primeiros podem apresentar crachá, contracheque ou declaração da instituição com documento com foto.

Já os professores precisam apresentar declaração da instituição de que é professor ativo em sala de aula e documento com foto. Pessoas portadoras de doenças crônicas e não transmissíveis também são contempladas, mas precisam apresentar prescrição médica de indicação da vacina (confira os critérios clínicos).

Gestantes devem apresentar cartão pré-natal ou exame comprobatório da gravidez. Para as pessoas com mais de 60 anos, basta documento com foto, enquanto crianças de 6 meses a 5 anos devem ir com cartão de vacinação. Mães no pós-parto devem levar certidão de nascimento da criança e documento com foto. 

Agendamento

Além do Dia D, estão disponíveis vagas de agendamento on-line para a vacina em 28 unidades de saúde de Vitória, de segunda a sexta-feira, até o final da campanha. São elas: Andorinhas, Fonte Grande, Ilha das Caieiras, Jardim Camburi, Jardim da Penha, Maruípe, Praia do Suá, República, Resistência, Santa Luiza, Santo André, Santo Antônio, Vitória/Parque Moscoso, Alagoano, São Pedro V, da Penha, do Quadro, Grande Vitória, Consolação, Ilha de Santa Maria, Ilha do Príncipe, Itararé, Jabour, Jesus de Nazareth, Maria Ortiz, Santa Martha, São Cristóvão e Forte São João.

Desmarque

Quem agendou a vacina pelo sistema on-line e não puder comparecer na data e no local marcados devem acessar o sistema para desmarcar o agendamento e liberar a vaga para quem precisa. Portanto, por exemplo, quem já estiver agendado e comparecer a um dos postos do Dia D neste sábado deve desmarcar o agendamento.

Trivalente

A vacina contra gripe fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente e protege contra os vírus influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B (subtipo Brisbane).


Voltar ao topo da página