Notícias

Gripe: agendamento on-line já permitiu vacinar mais de 20 mil pessoas

Publicada em 02/05/2017, às 17h36 | Atualizada em 03/05/2017, às 16h23

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Maria Ângela Siqueira


Diego Alves
Mulher recebe vacina contra gripe no dia da campanha nacional
Pessoas devem realizar agendamento para garantir a vacina contra a gripe nas unidades de saúde de Vitória

A campanha nacional de vacinação contra o vírus influenza já imunizou 20.881 pessoas do grupo prioritário em Vitória, por meio do agendamento on-line.

Até o próximo dia 26, a meta da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) é imunizar 95.923 pessoas, entre gestantes, puérperas (mulheres que tiveram bebês há, no máximo, 45 dias), trabalhadores de saúde, pessoas portadoras de doenças crônicas (como diabetes e renais crônicos), idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 5 anos e professores das escolas públicas e privadas.

Para essa população, o atendimento nas unidades de saúde está disponível por meio do sistema de agendamento on-line, via portal da Prefeitura de Vitória ou pelo aplicativo Vitória Online. Ainda há vagas disponíveis em diversas unidades de saúde.

Quem não fizer o agendamento poderá receber a vacina no Dia D, que acontecerá no dia 13 de maio.

Organização

Sobre eventuais dificuldades de pessoas, principalmente de idosos, em lidar com a ferramenta tecnológica, a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa, reforça que todas as unidades de saúde estão organizadas para acolher e auxiliar no agendamento on-line. "Há uma equipe de retaguarda nas unidades para auxiliar essas pessoas a fazer o agendamento. A orientação, inclusive, é ter um olhar especial com a pessoa idosa, que tem as fragilidades próprias da idade", afirmou.

Trivalente

A vacina contra gripe fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente e protege contra os vírus influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B (subtipo Brisbane).

Gripe

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral que pode levar a complicações graves e ao óbito. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos.

A vacinação é uma importante forma de prevenção, mas alguns cuidados básicos ajudam a defender o organismo de gripes e resfriados nas épocas mais frias do ano.

"No ambiente de trabalho ou em locais onde as pessoas passam muito tempo juntas, lavar as mãos deve ser uma prática constante. Algumas pequenas mudanças na rotina podem colaborar para a saúde de sua família e das pessoas com quem convivem diariamente", observa a referência técnica da Imunização de Vitória, Rubia Bonella.


Voltar ao topo da página