Notícias

Galpões do Mercado da Vila Rubim ganham painéis artísticos com ações culturais

Publicada em 12/09/2018, às 16h22

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Kris Gonçalves
Nossa Vila - Arte é Nossa
Trabalho "Nossa Vila" fez o mercado da região ganhar novas cores
Kris Gonçalves
Nossa Vila - Arte é Nossa
Intitulado "Nossa Vila", o trabalho, feito pelo grupo Cidade Quintal, contou com o apoio do projeto "A Arte é Nossa"

Para marcar a entrega da pintura dos painéis artísticos no Mercado da Vila Rubim, acontece neste sábado (15), a partir das 13 horas, o evento cultural "Viva Vila", com uma série de atrações na região que engloba os galpões.

O público vai conferir a discotecagem da DJ Sista Ilú, o show do cantor Fabriccio, que irá apresentar as canções do seu primeiro álbum, além de uma série de atrações locais.

Intitulado "Nossa Vila", o trabalho, feito pelo grupo Cidade Quintal, contou com o apoio do projeto "A Arte é Nossa". A intervenção artística abrangeu uma área de 730 m².

O projeto "Nossa Vila" foi contemplado no edital de Artes Visuais da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), ano 2017.

Etapas

O trabalho foi desenvolvido em três etapas: imersão, pintura e ação cultural. A imersão foi realizada entre equipe e comunidade do espaço – comerciantes, população local e frequentadores da Vila Rubim - por meio de entrevistas, reuniões e atividades e, dessa forma, gerando informações para a construção de uma pintura que contribuísse para o fortalecimento e pertencimento da população atingida.

A etapa "pintura" contemplou a execução do projeto pela equipe do grupo Cidade Quintal. A etapa final - "ação cultural", que acontece neste sábado (15), marcará a entrega do trabalho.

Início

O embrião do projeto "Cidade Quintal" surgiu a partir da intervenção artístico-urbana "Nosso Bairro, Meu Quintal", trabalho realizado pelo artista Renato Pontello, dentro do "A Arte é Nossa", nos bairros Romão e Forte São João, em que foi retratada parte das vivências dos moradores da região, além da relação entre o lugar e as ligações afetivas, a partir do olhar dos agentes locais.

Cidade Quintal

O Cidade Quintal é um grupo que realiza intervenções artísticas que estimulam a apropriação de espaços urbanos como quintal de casa. O trabalho envolve a comunidade do entorno por meio de reuniões, entrevistas e atividades para que o resultado final contribua para o fortalecimento da região.

A Arte é Nossa

O projeto "A Arte é Nossa" é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) que tem como objetivo humanizar os espaços públicos por meio de intervenções artístico-urbanas e, assim, democratizar a produção artística local para além dos espaços tradicionais de exposição.

Kris Gonçalves
Nossa Vila - Arte é Nossa
Kris Gonçalves
Nossa Vila - Arte é Nossa

Voltar ao topo da página