Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Galpão das Paneleiras de Goiabeiras passa a funcionar de segunda a sábado

Publicada em 12/06/2018, às 15h02 | Atualizada em 12/06/2018, às 15h02

Por Deyvison Longui (dlbatista@vitoria.es.gov.br) | Com edição de SEGES/SUB-COM


Diego Alves

Paneleiras de Goiabeiras

Fabricação artesanal das panelas de barro é oficio das paneleiras de Goiabeiras, constituindo um saber passado por gerações há mais de 400 anos (Ampliar imagem)

O Galpão das Paneleiras, em Goiabeiras, passará a funcionar de segunda a sábado a partir deste final de semana. A mudança no funcionamento foi tomada pelas tradicionais artesãs que atuam no espaço. O horário de atendimento continuará o mesmo: das 8 horas às 18h30.

É no Galpão das Paneleiras que é possível ver de perto a fabricação artesanal das panelas de barro, ofício das paneleiras de Goiabeiras, constituindo um saber passado por gerações há mais de 400 anos.

A técnica utilizada é de origem indígena, caracterizada por modelagem manual, queima a céu aberto e aplicação da tintura de tanino. Esse saber foi apropriado dos índios, por colonos e descendentes de escravos que vieram ocupar a margem do manguezal capital.

O ofício das paneleiras foi reconhecido como Patrimônio Cultural Brasileiro, registrado em 2000, no Livro dos Saberes, do Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (Iphan). A panela de barro de Goiabeiras, a torta e a moqueca capixabas são ícones da identidade local.

Urbanização

O local está passando por obras de urbanização. A área de queima das panelas é de chão e conta, em parte, com uma cobertura simples. Ele irá receber infraestrutura, drenagem, pavimentação, iluminação, plantio de árvores, além da realocação de postes. Entre as melhorias do local, também está a construção de um deque de madeira, que terá uma parte flutuante. A proposta é trazer mais conforto para as paneleiras durante o processo e tornar o ambiente mais seguro.

CAT

Com o novo período de funcionamento no Galpão das Paneleiras, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) que lá existe continuará a funcionar de segunda a sexta, das 9 às 17 horas, e sábados e feriados, das 10 às 14 horas.

Onde fica
Galpão das Paneleiras
Rua Leopoldo Gomes Salles, 55, Goiabeiras, Vitória.
Horário de funcionamento
Segunda a sábado, das 8 horas às 18h30
Tel: (27) 3327-0519

Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site