Notícias

Gabinete de Gestão Integrada: PM apresenta queda no número de crimes em Vitória

Publicada em 08/06/2017, às 17h21

Por Vinícius Yungtay, com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Reunião GGIM
Representantes de órgãos responsáveis pela manutenção da ordem pública participaram de nova reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal

A Prefeitura de Vitória acompanha mensalmente a questão da segurança urbana na capital por meio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que integra diferentes órgãos responsáveis pela manutenção da ordem pública. Nesta quinta-feira (8), durante reunião na sala anexa ao gabinete do prefeito, a Polícia Militar apresentou um resumo dos resultados das ações no município.

O comandante do 1º Batalhão da PM, tenente-coronel José Augusto Píccoli de Almeida, informou que, embora a cidade receba muitas pessoas diariamente, os números de crimes na capital são menores do que em outros municípios da Grande Vitória e estão diminuindo nos últimos dois meses, principalmente aqueles relacionados a furto e roubo de veículos.

"Além da redução dos roubos, temos também um grande número de recuperações desses veículos, o que demonstra o resultado do trabalho do Batalhão, que é o que tem o maior número de operações realizadas", ressaltou.

Inteligência

Diego Alves
Reunião GGIM
Ações de segurança pública são debatidas durante os encontros

De acordo com o comandante, o 1º Batalhão tem trabalhado as informações detalhadas em estatísticas criminais para melhor distribuir o efetivo e realizar o patrulhamento diário.

"Estamos desenvolvendo um trabalho com os comandantes das companhias para a identificação dos horários que os crimes ocorrem, e em cima dessas informações é feita uma análise de inteligência que subsidia os locais de distribuição do policiamento", disse.

O tenente-coronel também citou a implantação do "cartão programa", que estabelece roteiros pré-definidos de atuação para os policiais militares. "O cartão possibilita que o policial possa cumprir a rotina de trabalho de acordo com os indicativos de violência levantados. O cartão é alterado diariamente, conforme as mudanças da estatística criminal".

Os dados que abastecem o cartão programa são levantadas por meio de um cruzamento de informações com os demais órgãos de inteligência e são constantemente revistos e atualizados.


Voltar ao topo da página