Notícias

Fumacê terá novo itinerário para combate aos mosquitos

Publicada em 11/05/2018, às 18h31

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Carro Fumacê
Fumacê vai iniciar um novo roteiro para combater os mosquitos a partir desta segunda (14)

A partir desta segunda-feira (14), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) inicia um novo itinerário para controle de mosquitos com aplicação focal e espacial de Ultra Baixo Volume (UBV).

O combate aos mosquitos com o fumacê terá início pelos bairros do Moscoso, Vila Rubim, Parque Moscoso, Centro, Santa Clara e Fonte Grande, das 3 às 6 horas, que receberão a segunda parte da ação na terça (15).

Na quarta-feira (16), será a vez dos bairros Maria Ortiz, Jardim da Penha e Ponta de Camburi receberem o serviço. O fumacê terminará a próxima semana circulando pelos bairros Jabour, Segurança do Lar, Solon Borges, Antônio Honório e Goiabeiras.

Até o final de maio, a aplicação espacial do inseticida vai percorrer os bairros Ilha de Monte Belo, Ilha de Santa Maria, Jesus de Nazareth, Universitário, São Pedro, Santos Dumont, Jardim Camburi, Ilha do Frade, Ilha do Boi, Santa Cecília, Santo Antônio e Ariovaldo Favalessa.

Os locais selecionados para receber o fumacê levam em consideração as notificações de dengue, zika e chikungunya no município, o monitoramento das armadilhas que capturam os mosquitos e as solicitações recebidas pelo Fala Vitória 156.

As normas de aplicação e aquisição dos produtos químicos na quantidade ideal para serem pulverizados são estabelecidas pelo Ministério da Saúde, visando não colocar em risco a saúde da população.

Ações de controle dos mosquitos

Além de programar e organizar o uso do fumacê na cidade, o Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) também realiza regularmente ações de controle da população de mosquitos, por meio do combate às formas larvárias e aos mosquitos adultos, em todos os bairros de Vitória, com a realização de vistorias, tratamentos biológicos e monitoramento do Aedes aegypti.


Voltar ao topo da página