Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Fumacê inicia novo ciclo para combate a mosquitos na capital

Publicada em 04/02/2019, às 08h00

Por Eduardo Brinco (ebvieira@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral

Carro Fumacê

Fumacê utiliza a técnica Ultra Baixo Volume (UBV) para tentar eliminar os mosquitos Aedes aegypti (Ampliar imagem)

O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) trabalha intensamente na luta contra os mosquitos em Vitória. O itinerário do carro fumacê é elaborado todo mês, levando em consideração a incidência dos casos notificados de doenças transmitidas pelo vetor Aedes aegypti - dengue, zika e chikungunya -, o monitoramento das armadilhas de captura de insetos e as reclamações recebidas pelo Fala Vitória 156.

O roteiro de fevereiro contempla 38 bairros. A ação tem início nesta segunda-feira (4), das 19 às 22 horas, nos bairros Estrelinha e Inhanguetá. Já na terça-feira (5), das 19 às 22 horas, será a vez dos bairros Grande Vitória e Universitário.

Na próxima quarta-feira (6), das 3 às 6 horas, o trabalho será realizado em Comdusa, Santos Reis e Redenção. Na noite de quinta-feira (7), será a vez de Resistência e Conquista. Terminando a semana, na madrugada de sexta-feira (8), serão atendidos Santo Antônio, Ariovaldo Favalessa e Caratoíra. A programação segue até o próximo dia 21.

Prevenção

"Esse trabalho de aplicação espacial de inseticida, mais conhecido como fumacê, vem complementar o trabalho realizado nas visitas domiciliares, promovidas pelos agentes de combate a endemias, e tem como objetivo atingir o mosquito adulto", aponta o chefe de equipe de Controle de Mosquitos do CVSA, Rogério Almeida.

As normas de aplicação do produto químico na quantidade ideal para ser pulverizado são estabelecidas pelo Ministério da Saúde, visando não colocar em risco a saúde da população.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site