Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Fumacê inicia novo ciclo de combate aos mosquitos Aedes aegypti

Publicada em 08/10/2018, às 17h25

Por Giovana Rebuli Santos (girsantos@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral

Carro Fumacê

Veículo faz a aplicação de UBV pesado no novo ciclo de combate ao Aedes aegypti (Ampliar imagem)

Com a temperatura mais amena e início do período de chuva, o mês de outubro oferece condições favoráveis para reforçar o combate ao mosquito Aedes aegypti, uma vez que há baixa infestação do mosquito, tornando as ações de controle mais eficientes.

Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), programou um novo itinerário para a aplicação de Ultra Baixo Volume (UBV) pesado no carro fumacê para combater os mosquitos em Vitória.

O novo ciclo teve início na última segunda-feira (1º) e percorreu os bairros Bento Ferreira, Ilha de Monte Belo, Ilha de Santa Maria, Fradinhos, Jucutuquara, Jesus de Nazareth, Bairro de Lourdes, Resistência, Conquista, Estrelinha e Inhanguetá. Ao todo, 27 bairros serão contemplados com o serviço ao longo do mês.

O itinerário foi elaborado considerando a incidência dos casos notificados das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, o monitoramento das armadilhas de captura de mosquitos e as reclamações recebidas pelo Fala Vitória 156.

O CVSA faz regularmente ações de controle da população de mosquitos, por meio do combate às formas larvárias e aos mosquitos adultos, em todos os bairros de Vitória, com a realização de vistorias, limpeza, tratamentos biológicos, monitoramento do Aedes aegypti e aplicação espacial e focal em UVB.

Checklist

A população pode contribuir para o controle de mosquitos escolhendo um dia da semana para procurar focos de mosquitos em sua residência ou trabalho.

Para ajudar o morador nessa tarefa, a Prefeitura de Vitória disponibiliza um checklist no aplicativo Vitória Online, no acesso "Combate à dengue". Nele, o munícipe pode escolher uma ação de combate a ser realizada semanalmente em sua residência. Após sete dias, o aplicativo vai lembrá-lo de refazer a conferência, caso tenha se esquecido.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site