Notícias

Fórum vai avaliar processos de ensino e aprendizagem na rede municipal

Publicada em 15/11/2017, às 13h54

Por Fabrícia Kirmse, com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
Projeto Monitoria, alunos da Emef Anacleta Schneider, Professora Martanezia, conteúdo horizontalizado
Evento será uma oportunidade para profissionais da Educação e estudantes avaliarem o sistema municipal de ensino

Neste sábado (18), acontece o IV Fórum de Avaliação da Educação do Sistema Municipal de Ensino de Vitória, das 8 horas às 16h30, na Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde Professora Ângela Maria Campos da Silva (Etsus), na Ilha de Santa Maria.

O evento é realizado pelo Conselho Municipal de Educação de Vitória (Comev), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seme).

O principal objetivo é avaliar os processos de ensino e aprendizagem na rede municipal, bem como do processo de gestão, nas etapas da educação infantil e ensino fundamental, incluindo as modalidades de Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

No dia do fórum, cada participante integrará um Grupo de Trabalho, de acordo com a opção feita na inscrição, para as discussões, organizadas em cinco Grupos Temáticos (GT): Gestão Democrática; Currículo, Práticas Pedagógicas, Avaliação e Interações; Ambiente Educativo, Espaço físico, Mobiliário, Equipamentos e Materiais; Condições de Acesso e Permanência; Formação e Condições de Trabalho dos Professores e Profissionais da Educação.

Estudantes

Além desses, serão formados outros dois grupos de diálogo para que estudantes da educação infantil e do ensino fundamental tenham a oportunidade de expressar os seus posicionamentos sobre a educação vivenciada.

Após a realização dos debates nos Grupos Temáticos e com estudantes, será constituída uma Plenária para análises e debates das questões trabalhadas em cada temática, cujos dados serão posteriormente sistematizados para fundamentar as tomadas de decisões de forma mais assertiva, tanto no âmbito das escolas quanto da Secretaria de Educação e do Comev.

IV Fórum de Avaliação da Educação do Sistema Municipal de Ensino de Vitória
Quando: sábado (18), das 8 horas às 16h30
Onde: Etsus - Ilha de Santa Maria
Programação
8h30 – acolhida
8h30 – abertura
9h às 12h – Discussões nos Grupos Temáticos
12h às 13h – intervalo para o almoço
13h às 16h – Plenária – apresentação das discussões dos grupos e debate
16h às 16h30 – encaminhamentos e encerramento.

Voltar ao topo da página