Notícias

Fórum Araceli: seminário ajuda educadores a identificar violência sexual

Publicada em 18/05/2017, às 18h31 | Atualizada em 19/05/2017, às 13h12

Por Milene Miguel, com edição de SEGOV/SUB-COM


Carlos Antolini
Fórum Araceli - Dia Nacional de Enfretamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes
Educadores se reuniram no auditório da PMV para discutir formas de prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes
Carlos Antolini
Fórum Araceli - Dia Nacional de Enfretamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes
Seminário Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes aconteceu no auditório da Prefeitura

O V Seminário Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, realizado com o apoio da Prefeitura de Vitória, Avalanche Missões e Ajudes, reuniu 245 pessoas para discutir programas e ações a fim de ajudar educadores a identificar sinais que sirvam de alerta e mobilizar setores envolvidos em políticas de proteção e garantia de direitos.

O evento, que teve como tema "Educação e Prevenção: uma parceria para o enfrentamento à violência sexual", aconteceu nesta quinta-feira (18), no auditório da PMV, e contou com a participação de secretários, educadores, coordenadores e diretores de unidades de saúde.

As palestras, ministradas pela defensora pública do Núcleo de Defesa da Infância e Juventude Thais Onofre e pela responsável técnica do Núcleo de Prevenção da Violência e Promoção da Saúde (Nuprevi) Solange Drumond Lana, foram voltadas para educadores, com a proposta de fortalecer o enfrentamento das situações de violência, identificar as parcerias e tratar de questões importantes referentes à proteção e à defesa de crianças e adolescentes.

Para a coordenadora do Fórum Araceli e gerente de Educação Infantil de Vitória, Debora Almeida de Souza, o seminário foi pensado para os professores por ser um processo formativo. "Muitos professores não têm em sua formação inicial a legislação e a discussão de violência sexual e em que contexto ela se insere. Essa é uma oportunidade formativa porque eles terão a oportunidade de conhecer o fluxo e como funcionam a rede e o acolhimento de proteção das crianças e adolescentes".

A coordenadora ainda ressaltou a importância de munir o professor de informações e colocá-los nesse debate. "O professor, que tem o contato diariamente com a criança, pode perceber alguns sinais que sirvam de alerta e, a partir daí, acionar a rede de proteção".

Apoio

Qualquer pessoa pode denunciar esses abusos pelo telefone 100. Há ainda as opções de buscar apoio nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), no Serviço de Atendimento à Vítima de Violência (SASVV), que funciona no Centro Municipal de Especialidades de São Pedro (anexo ao Pronto-Atendimento), nas unidades de saúde, no Conselho Tutelar e na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).

"Todas as unidades de saúde de Vitória têm estrutura para esse tipo de atendimentos, com psicólogos, assistentes sociais, equipe médica e de enfermagem que trabalham com essas questões. Todos os aspectos ligados à saude são tratados no SASVV, como a investigação de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST´s)", afirmou Solange.

Fórum Araceli

Criado em 2002, surgiu após a implantação do Programa Sentinela em Vitória. Sua atuação se baseia na mobilização, no apoio, na capacitação de profissionais e em outras ações que objetivam enfrentar e combater a violência sexual contra crianças e adolescentes. As reuniões acontecem toda quarta-feira do mês, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Seme). Mais informações pelo e-mail forumaraceli@gmail.com .

No dia 18 de maio de 1973, Araceli, de 8 anos, foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada em Vitória. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado, e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o "Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes". 


Voltar ao topo da página