Notícias

Formação para habilitação de novas famílias acolhedoras começa nesta terça

Publicada em 21/03/2017, às 16h48 | Atualizada em 21/03/2017, às 16h48

Por Patrícia Arruda, com edição de SEGOV/SUB-COM


Carlos Antolini
Família acolhedora
Famílias cadastradas acolhem crianças e adolescentes afastados do convívio familiar

Começa nesta terça-feira (21), às 18 horas, na Casa dos Direitos, em Ilha de Santa Maria, o processo de formação para habilitação de novas famílias para participar do programa Família Acolhedora. Os encontros serão realizados nos dias 21, 23, 27 e 29 e contarão com uma carga horária total de 10 horas.

Durante o curso, os participantes conhecerão como funciona o programa e o panorama dos serviços de acolhimento institucional para crianças e adolescentes de Vitória. Assuntos como os direitos da criança e do adolescente e o papel do guardião também serão discutidos nos encontros.

A coordenadora de Acolhimento Familiar da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Clarice Romeiro Campos, destaca que o processo de habilitação de famílias candidatas ao acolhimento familiar já foi iniciado e contou com avaliação psicológica e documental.

"A iniciativa visa intensificar o envolvimento e a compreensão dos direitos da criança e do adolescente; os possíveis fatores de risco em que a criança possa ter convivido e como lidar com eles; como auxiliar no desenvolvimento da criança; e como lidar com o desapego quando a criança é desligada da família. Além disso, nos encontros são esclarecidas todas as dúvidas, de forma a potencializarmos as famílias para a função que irão desempenhar junto às crianças e adolescentes que irão acolher", explica.

Família Acolhedora

O programa Família Acolhedora é uma política pública de apoio e proteção social especial à criança e ao adolescente, em que as famílias cadastradas acolhem, em suas residências, crianças e adolescentes afastados do convívio familiar, quando sua família de origem se encontra impossibilitada de cumprir suas funções de cuidado e proteção.

Quem pode acolher

Pessoas com mais de 25 anos residentes no município de Vitória que tenham interesse em oferecer cuidado, proteção afetiva e emocional à criança e ao adolescente sob medida de proteção. Os interessados em se tornar uma Família Acolhedora devem solicitar o cadastro nos telefones 3019-8060 e 99791-7199 ou no e-mail familiaacolhedora@fealegria.org.br.


Voltar ao topo da página