Notícias

FNP: Prefeituras do Estado unidas para discutir desenvolvimento sustentável

Publicada em 05/04/2017, às 13h40

Por Lívia Albernaz, com edição de SEGOV/SUB-COM


Diego Alves
IV ENCONTRO DOS MUNICIPIOS COM DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL
Prefeito Luciano Rezende e outros gestores do Estado participaram do lançamento regional do Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável
Diego Alves
IV ENCONTRO DOS MUNICIPIOS COM DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL
Gestores tiveram a oportunidade de participar do maior evento sobre sustentabilidade urbana do País

O chefe do Executivo municipal, Luciano Rezende, esteve reunido, na manhã desta quarta-feira (5), com prefeitos e representantes de outros municípios do Estado, no auditório do Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRC-ES), para o lançamento regional do IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Todas as regiões do Espírito Santo estavam representadas por prefeitos, técnicos, gestores, secretários e subsecretários, como o prefeito de Viana, Gilson Daniel; de Cariacica, Juninho, e o vice-prefeito, Nilton Basílio; de Alfredo Chaves, Fernando Lafayette; de Sooretama, Alessandro Broedel; de Baixo Guandu, Neto Barros; vice-prefeito de Brejetuba, Samuel Quirino; entre outros.

Na ocasião, foram apresentadas as temáticas do EMDS e a necessidade da participação e adesão dos municípios para a construção do maior evento sobre sustentabilidade urbana do País, além dos projetos oferecidos pela FNP para o desenvolvimento dos municípios.

"É um evento que vale participar. Agradeço ao Sebraee à Frente Nacional de Prefeitos de realizar esse evento preparatório, que acontece em todo o Brasil. É um evento gigantesco, com milhares de pessoas, com experiências, contatos e iniciativas de outros municípios que servem de referência para todos nós. Esse evento é um lançamento nacional da mobilização necessária para chegarmos com força total no EMDS. Estamos fazendo um esforço grande para discutir as questões em conjunto para tomar decisões importantes relacionadas a resíduo sólido, mobilidade urbana, saúde e compras, de forma a baratear custos. Esse movimento representa o esforço dos prefeitos em fazer uma junção da ação da Região Metropolitana, já que metade da população do Espírito Santo está aqui. São problemas e desafios em conjunto", disse o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

Representante dos prefeitos da Grande Vitória, Gilson Daniel explicou: "É o momento de nós, prefeitos, falarmos da importância das questões sustentáveis. É repensar as cidades em relação a sua organização e planos através desse grande evento".

"Acho que é um viés não só de sustentabilidade das cidades inteligentes, mas também para questões de direitos humanos. Aproveito a oportunidade não só para fazer o convite para a EMDS, mas também fazer convite para que o máximo de municípios capixabas se filie à Frente Nacional", afirmou o prefeito de Cariacica, Juninho.

EMDS

O IV EMDS, o maior evento de sustentabilidade urbana do Brasil, realizado pela FNP, em parceria com o Sebrae, será realizado de 24 a 28 de abril, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília/DF. As atividades serão norteadas pelo tema central "Reinventar o financiamento e a governança das cidades".

As inscrições para o evento são gratuitas e estão disponíveis no site www.emds.fnp.org.br e ou pelo aplicativo do evento (EMDSapp) que está disponível nas lojas virtuais para IOS e Android.

Em 2015, o III EMDS reuniu 9.458 pessoas, 512 prefeitos, três governadores, 15 ministros e 52 deputados e senadores. No total, 1.507 municípios estavam representados no evento, além de 17 delegações estrangeiras dos cinco continentes. A terceira edição do EMDS contou com o apoio de 109 instituições nacionais e internacionais.

Sobre a FNP

Fundada em 1989, a FNP é a única entidade municipalista nacional dirigida exclusivamente por prefeitas e prefeitos em exercício dos seus mandatos. Tem como foco de atuação os 658 municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes (critério indicador de cidades médias, segundo estudos da CGLU e IPEA). Esse recorte abrange 100% das capitais, 68% dos habitantes e 80% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.


Voltar ao topo da página