Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Filme promove reflexão sobre trabalho da mulher e luta contra o preconceito

Publicada em 17/03/2017, às 12h55 | Atualizada em 17/03/2017, às 17h56

Por Josué de Oliveira (jgoliveira@vitoria.es.gov.br) | Com edição de SEGES/SUB-COM


Divulgação Semcid

Sessão de cinema para servidoras

Servidoras participaram de sessão especial de cinema para celebrar o Dia da Mulher

Um grupo de servidoras da Prefeitura de Vitória deu uma pausa no trabalho e teve a oportunidade de assistir ao filme "Estrelas além do Tempo", na tarde desta última quinta-feira (16), no Cine Jardins, em Jardim da Penha. A ação faz parte da programação em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

Além de um momento de diversão, as mulheres também aproveitaram para fazer uma reflexão sobre o papel delas no mercado de trabalho e também da luta contra o preconceito racial. A história conta o dilema de três mulheres negras funcionárias da Nasa que enfrentaram o racismo e conseguiram ser reconhecidas profissionalmente.

A iniciativa foi aprovada pelas participantes da ação, que foi promovida pela Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid). A servidora Priscila Alves gostou da escolha do filme e disse que é uma importante reflexão para que as mulheres lutem pelos seus direitos. "Não podemos parar de trabalhar por causa do machismo", afirmou.

A servidora Leida Machado garantiu que, apesar da história ter acontecido em 1961, ela ainda é bastante atual, já que todos os dias as mulheres precisam enfrentar o preconceito e mostrar que estão preparadas para trabalhar de igual para igual com os homens. "A gente tem que modificar esses pensamentos e romper com esses preconceitos".

Embora as mulheres tenham conquistado seu espaço, ainda é preciso evoluir mais, conforme destacou a servidora Biceli Dutra. Ela lembra que, naquela época, havia muita segregação, mas que hoje a sociedade está mais evoluída. "Evoluímos em muitas questões, principalmente no mercado de trabalho, mas ainda precisamos mais".

Pioneirismo

Para a gerente de Políticas de Promoção de Gênero da Semcid, Lorena Padilha, é importante destacar o pioneirismo das mulheres retratadas no filme nessas conquistas. "Esse filme mostrou uma equiparação de direitos. E hoje a gente ainda vê práticas daquele tempo naturalizadas e veladas no nosso cotidiano".

Cuidados

Antes da exibição do filme, as servidoras tiveram um momento de saúde e cuidado com a pele no "SPA – limpeza de pele, mãos e pés". A ação foi feira pela Semcid, em parceria com a consultora de beleza de uma marca americana de cosméticos, Erica Sene.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site