Notícias

Festival da torta: desfiadeiras vão produzir mais de 5 toneladas do prato típico

Publicada em 22/03/2018, às 14h14 | Atualizada em 23/03/2018, às 12h43

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
12º Festival da torta capixaba
Milhares de pessoas devem passar pela Ilha das Caieiras durante os quatro dias do festival
Diego Alves
12º Festival da torta capixaba
Torta capixaba é considerada uma iguaria única no Brasil e muito tradicional durante a Semana Santa

As desfiadeiras da Ilha das Caieiras devem produzir mais de 5 toneladas de torta capixaba durante o 14º Festival da Torta Capixaba, que terá início no próximo dia 29 de março e vai até 1º de abril, das 9 às 18 horas. O montante poderá ser ainda maior, dependendo da demanda.

O evento contará com a participação de 31 expositores, que vão oferecer aos visitantes esse importante prato típico da culinária do Espírito Santo.

O quilo da torta capixaba será vendido por R$ 100,00, podendo ser encontradas unidades com 100 gramas e 500 gramas, além do prato na tradicional panela de barro.

Movimentação da economia

"A Ilha das Caieiras é um local tradicional e importante polo gastronômico da capital. O festival ganha uma expressão e enriquece toda uma região de destaque na cidade e que serve de referência para os moradores e turistas", destaca o presidente da Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Vitória, Leonardo Krohling.

No festival do ano passado, cerca de 5 toneladas de torta foram produzidas, gerando mais de R$ 700 mil para a comunidade (venda da torta pelos expositores e restaurantes), criando oportunidades de emprego e renda.

Krohling ainda enfatiza a importância da Semana Santa para a cidade. “O período da Semana Santa promove uma ocupação de cerca de 50% na rede hoteleira da cidade. Atualmente, a torta capixaba é considerada uma iguaria única no Brasil e muito tradicional durante a Semana Santa no Espírito Santo, que demonstra toda a parte cultural do Estado e da capital, mantendo uma tradição que vem se mantendo por séculos".

Festival

Mais de 9 mil pessoas, entre moradores e turistas de várias partes do País, foram degustar o principal prato da culinária do Espírito Santo durante o evento realizado no ano passado, além de outros cardápios à base de frutos do mar.

Além da culinária, os visitantes poderão curtir atrações culturais, que estão sendo definidas pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

Interdição

A rua Felicidade Correa dos Santos, entre a rua Amadeu Muniz Correa e a avenida Beira Mar, na Ilha das Caieiras, estará totalmente interditada das 7 horas desta próxima terça (27) às 12 horas do dia 2 de abril. O trânsito será desviado pelas vias adjacentes. 


Voltar ao topo da página