Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Festival da Torta Capixaba levará milhares de pessoas à Ilha das Caieiras

Publicada em 13/03/2018, às 14h55 | Atualizada em 14/03/2018, às 12h52

Por Deyvison Longui (dlbatista@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves

12º Festival da torta capixaba

Tradicional torta capixaba será a grande atração do festival na Ilha das Caieiras (Ampliar imagem)

12º Festival da torta capixaba

Visitantes poderão comprar a iguaria em barracas padronizadas de expositores (Ampliar imagem)

O 14º Festival da Torta Capixaba promete levar milhares de pessoas para a Ilha das Caieiras entre os dias 29 de março e 1º de abril. O evento, que acontecerá das 9 às 18 horas, contará com a participação de 31 expositores, que vão oferecer aos visitantes esse importante prato típico da culinária do Espírito Santo.

O festival, que acontece na Semana Santa, tem atraído muitos turistas procurando conhecer comunidades tradicionais, como é o caso da Ilha das Caieiras, por sua característica única, seja pelo trabalho das desfiadeiras de siri, dos pescadores e dos marisqueiros, seja pelos restaurantes, por ser um importante polo gastronômico.

Mais de 9 mil pessoas, entre moradores e turistas de várias partes do País, foram degustar o principal prato da culinária do Espírito Santo durante o evento realizado no ano passado, além de outros cardápios à base de frutos do mar.

Movimentação da economia

"A Ilha das Caieiras é um local tradicional e importante polo gastronômico da capital. O festival ganha uma expressão e enriquece toda uma região de destaque na cidade e que serve de referência para os moradores e turistas", destacou o presidente da Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Vitória, Leonardo Krohling.

Mais de 5 toneladas de torta foram produzidas no último evento, gerando mais de R$ 700 mil para a comunidade (venda da torta pelos expositores e restaurantes), criando oportunidades de emprego e renda.

O presidente da CDV ainda complementou: "O período da Semana Santa promove uma ocupação de 50% na rede hoteleira da cidade. Atualmente, a torta capixaba é considerada uma iguaria única no Brasil e muito tradicional durante a Semana Santa no Espírito Santo, que demonstra toda a parte cultural do Estado e da capital, mantendo uma tradição por séculos".

Atração musical

Além da culinária, os visitantes poderão curtir atrações culturais que estão sendo definidas pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

Serviço
14º Festival da Torta Capixaba
Quando: de 29 de março a 1º de abril
Onde: Ilha das Caieiras

Matéria relacionada

Semana Santa: venda de palmito acontecerá na região do Sambão do Povo


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site