Notícias

Festival da Torta Capixaba atrai turistas e gera renda na Ilha das Caieiras

Publicada em 19/04/2017, às 16h38

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
12º Festival da torta capixaba
Cerca de 5,2 toneladas de tortas foram produzidas pelos expositores e restaurantes da Ilha das Caieiras

O 13º Festival da Torta Capixaba movimentou bastante a Ilha das Caieiras. Durante os quatro dias do evento – de 13 a 16 de abril -, cerca de 9 mil pessoas, entre moradores e turistas de várias partes do País, foram degustar o principal prato da culinária do Espírito Santo na Semana Santa, além de outros à base de frutos do mar.

Cerca de 5,2 toneladas de tortas foram produzidas pelos expositores e restaurantes da região e consumidas pelos visitantes. Diversas atrações artísticas animaram o evento, que teve, tradicionalmente, a Sexta-Feira da Paixão o dia mais movimentado.

"Este ano, o evento superou todas as expectativas, tanto de público quanto de venda das tortas capixabas. Além disso, o festival estava muito bem estruturado e contou com atrações musicais", destacou o presidente do Movimento Comunitário da Ilha das Caieiras, Edianor Rodrigues Filho.

"Este ano, conseguimos superar a crise que nos abalou no ano passado, superando as expectativas, tanto de produção da torta quanto da venda dessa iguaria tradicional. Além disso, o evento estava lindo, muito bem organizado e com uma excelente infraestrutura. A parceria com a Prefeitura foi fundamental para o sucesso do festival", apontou a vice-presidente da Associação de Pescadores, Marisqueiros e Desfiadeiras da Ilha das Caieiras (Aspemad), Simone Leal.

Tradição

O secretário municipal de Turismo, Trabalho e Renda, Leonardo Krohling, lembra que o festival é um evento importante para a cidade. O prato é considerado uma iguaria única no Brasil e muito tradicional durante a Semana Santa no Espírito Santo. "Por isso, é um evento que demonstra toda a parte cultural do Estado e da capital, mantendo uma tradição que vem se mantendo por séculos", enfatizou.

Turistas

Ainda de acordo com o secretário, o festival tem atraído muitos turistas, que a cada dia vêm procurando conhecer comunidades tradicionais, como é o caso da Ilha das Caieiras, por sua característica única, seja pelo trabalho das desfiadeiras de siri, dos pescadores e dos marisqueiros, seja pelos restaurantes, por ser um importante polo gastronômico.

"É um local de geração de emprego e renda pois, durante o evento, movimenta-se muito a economia da região. Mais de 5 toneladas de torta são produzidas, gerando mais de R$ 700 mil para a comunidade (venda da torta pelos expositores e restaurantes), além de criar oportunidades para as pessoas que lá estão. Para a cidade, o período da Semana Santa promove uma ocupação de 50% na rede hoteleira", destaca o secretário Leonardo Krohling.

Símbolo

Para o secretário municipal de Cultura, Francisco Grijó, o Festival da Torta Capixaba é mais que um símbolo da ilha. "A Secretaria de Cultura, parceira nessa tradição, orgulha-se fazer parte dessa identidade, não somente proporcionando atrações musicais, mas apoiando o trabalho das desfiadeiras, dos marisqueiros, dos pescadores, dos expositores e, evidentemente, daquele que consome o produto final: o turista e o morador nativo da ilha e arredores", afirmou.

Expositores

O evento contou com a participação de 31 expositores, que ofereceram aos visitantes o principal prato típico da culinária capixaba durante o período da Semana Santa. Os restaurantes da Ilha das Caieiras também se preparam para prestar um atendimento especial para os visitantes.

Todos passaram por cursos de boas práticas na manipulação de alimentos, visando à segurança alimentar dos produtos que serão comercializados, e também de qualidade no atendimento.


Voltar ao topo da página