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Férias: evite problemas na hora de sair

Publicada em 13/07/2017, às 18h16

Por Rosa Blackman (rosa.adriana@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Rejane Gandini Fialho


Carlos Antolini

Ação do Procon na Rodoviária de Vitória

É preciso aproveitar as facilidades oferecidas pelas redes sociais para verificar os comentários feitos por outras pessoas que já utilizaram o serviço

As férias escolares estão aí e, como muitas famílias querem aproveitar o recesso para viajar, o Procon de Vitória dá algumas dicas para evitar problemas na hora de fechar pacotes turísticos - seja pela internet ou mesmo em lojas físicas. A gerente do órgão, Herica Correa Souza, avisa que o primeiro passo é pesquisar: a idoneidade da empresa, os valores e as condições de pagamento para, em caso de fechamento de contrato, garantir uma compra segura e consciente.

A gerente do Procon de Vitória orienta que os consumidores devem aproveitar as facilidades oferecidas pelas redes sociais para verificar os comentários feitos por outras pessoas que já utilizaram os serviços oferecidos pelas empresas ou buscar informações nos sites de reclamações.

Outra dica é ler o contrato por inteiro. Hérica faz questão de frisar que só a leitura cuidadosa do contrato pode detectar alguma falha ou ausência de informações importantes que podem comprometer a realização do passeio. “O consumidor deve guardar todos os documentos recebidos desde panfletos de propaganda, e-mails, mensagens pelo whatsapp e principalmente o contrato assinado. A empresa tem que cumprir o que está prometendo”, enfatizou.

Se você quer minimizar ainda mais os riscos de problemas, preste atenção nessa dica da gerente do Procon: “Evite as promoções relâmpago de viagens para locais inimagináveis ou paraísos com valores que não pagam nem o custo de uma passeio local. Deve-se evitar também as compras por impulso. Antes de clicar “ok”, o consumidor deve estar atento às regras, às restrições, às datas disponíveis, à validade do pacote, às tarifas extras e principalmente à existência do pacote (local, hotel, passeios, etc.)”.

Agora, mesmo se com todos esses cuidados seus direitos forem violados, Hérica Corresa orienta que o consumidor deve entrar em contato “o mais rápido possível” com a empresa contratada para tentar sanar o problema. “Se não for possível por esse caminho, deve-se recorrer aos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon de Vitória, por meio do serviço Fala Vitória 156 ou acessando o App Procon Online para receber diretamente as orientações de como e onde recorrer”, reforça.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


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