Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Feira de Adoção de Animais Especiais é sucesso em Jardim da Penha

Publicada em 02/05/2017, às 17h19

Por Milene Miguel (mjmiguel@vitoria.es.gov.br) | Com edição de SEGES/SUB-COM


Divulgação Semus

Feira de adoção de animais

Izabella Nascimento foi à feira em Jardim da Penha e adotou o cão Tobby (Ampliar imagem)

A I Feira de Adoção de Animais Especiais, que aconteceu na praça do EPA de Jardim da Penha, no último sábado (29), foi um sucesso.

Dos sete animais disponibilizados para adoção, seis ganharam um novo lar, sendo três filhotes e três cães com necessidades especiais, como o "Tobby", um macho da raça Shihtzu que faz uso de medicação contínua e estava há quatro anos no Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), que organizou o evento.

Tobby, que tem quase 10 anos de idade, foi adotado pela estudante Izabella Nascimento da Costa, que afirmou ter sido "amor à primeira vista". "Eu estava pensando comprar um cachorro, mas meu primo me avisou da feira e resolvi ir conhecer. O Tobby me escolheu, olhou para mim e ficou todo saliente. Aí fiquei emocionada. Ele era o cachorro que eu estava querendo".

A próxima feira de adoção acontece no dia 27 de maio, na praça dos Namorados, na Praia do Canto.

Vida normal

A Feira de Adoção provou que um animal com deficiência pode ter uma vida normal. Muitos deles não precisam sequer de acompanhamento médico por conta da deficiência. "Sem contar que, na verdade, o preconceito é que é uma deficiência e impede a adoção absoluta de qualquer tipo de animal", destacou a veterinária Renata Bessa.

Animais com deficiência são todos aqueles que apresentam problemas motores, mentais, renais, amputados, paraplégicos, cegos, que tomam medicações constantes e necessitam de tratamento periódico. Todos os pets disponíveis nas feiras de adoção realizado pela CVSA são castrados, vacinados e vermifugados.

Critérios

Para adotar um dos animais, é preciso ser maior de 18 anos, possuir RG, CPF e comprovante de residência. "Não basta adotar, tem que se conscientizar que o animal será mais um integrante da família, necessitando de amor, atenção, cuidados veterinários e alimentação. Adotar é um ato de amor à vida", afirmou Renata.

O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) funciona na rua São Sebastião, sem número, no bairro Resistência. O centro também funciona como posto de vacinação antirrábica durante o ano todo, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Também é possível visitar o canil e o gatil durante a semana para adotar um dos animais recolhidos.

Recolhimento

Há critérios para recolhimento de animais. Todos os que chegam ao CVSA são animais que sofreram atropelamentos, foram abandonados ou têm suspeita de serem agressivos. A equipe do Controle Animal faz a ressocialização deles para que sejam introduzidos novamente na sociedade, por meio de adoção. Eles passam por uma avaliação do médico veterinário, tratamento, vermifugação e vacinação. Quando maiores de 6 meses, já são castrados para adoção.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site