Publicada em 09/03/2017, às 17h26
Por Maria Angela Siqueira (macsperini@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi
Leonardo Silveira
Idosos acima de 60 anos precisam de laudo médico para se vacinarem contra a febre amarela (Ampliar imagem)
Para ampliar o acesso dos idosos acima de 60 anos à ação de vacinação contra a febre amarela em Vitória, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) abrirá, neste sábado (11), seis unidades de saúde exclusivamente para atender as consultas de avaliação e emissão de laudos para a imunização. Para garantir a consulta, o agendamento deve ser feito até esta sexta-feira (10) na unidade de saúde mais próxima do morador.
Serão seis pontos de apoio para emissão de laudos neste sábado (11): unidades de saúde de Jardim Camburi, Jardim da Penha, Vitória (Parque Moscoso), Santo Antônio, Conquista/Nova Palestina e Andorinhas.
A secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa, ressalta que a medida vai potencializar os atendimentos que já vêm sendo realizados nas unidades de saúde de Vitória, que reorganizaram suas agendas para atender esse público.
Na rotina da semana, a emissão de laudos para idosos já está sendo realizada nas unidades de saúde do território onde residem ou nos centros de referência e serviços especializados em que já fazem acompanhamento.
Como no caso específico dos idosos a liberação da vacinação contra a febre amarela está condicionada a uma avaliação médica, a Semus decidiu ampliar o acesso, abrindo seis unidades de apoio para emissão de laudo no sábado. A escolha das unidades levou em consideração maior população de idosos e a proximidade com os postos da ação de vacinação nesse dia.
Portanto, idosos com idade a partir de 60 anos que ainda não se imunizaram e precisam de laudo para receber a vacina contra a febre amarela devem procurar a unidade de saúde de referência do seu bairro para realizar o agendamento de avaliação.
A referência técnica da Saúde do Idoso, Sandra Bissoli , lembra que a vacina contra a febre amarela possui efeitos colaterais que podem ser importantes para aqueles que já possuem idade mais avançada e, por isso, a orientação, é de que esse público procure orientação na unidade de saúde de referência do seu bairro.
Confira abaixo as unidades de saúde que irão atender durante o mutirão para emissão de laudos:
Como agendar consulta de avaliação
O idoso ou um familiar deve procurar a unidade de referência do seu bairro e incluir seu nome no agendamento.
Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.
Solicitação de serviços
Abertura de chamados
Denúncias
Acesso à informação
Lista de assessores