Notícias

Febre amarela: ação rotineira para vacinar todos moradores de Vitória

Publicada em 02/03/2017, às 14h59 | Atualizada em 02/03/2017, às 21h55

Por Rejane Gandini Fialho, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Vacinação Febre Amarela
Prefeitura de Vitória irá imunizar todos os moradores contra a febre amarela

A Prefeitura de Vitória mantém a ação preventiva contra a febre amarela nesta sexta-feira (3). As 28 unidades de saúde do município vão atender as pessoas que realizaram o agendamento on-line e também as demandas espontâneas. São elas: Andorinhas, Fonte Grande, Ilha das Caieiras, Jardim Camburi, Jardim da Penha, Maruípe, Praia do Suá, República, Resistência, Santa Luiza, Santo André, Santo Antônio, Vitória/Parque Moscoso, Alagoano, São Pedro V, da Penha, do Quadro, Grande Vitória, Consolação, Ilha de Santa Maria, Ilha do Príncipe, Itararé, Jabour, Jesus de Nazareth, Maria Ortiz, Santa Martha, São Cristóvão e Forte São João.

A unidade de Forte São João funciona das 13 às 15 horas e atende apenas os viajantes que comprovem - com a passagem aérea - a viagem a países com recomendação da Anvisa. A vacinação na Igreja Batista de Jardim da Penha também continua nesta sexta.

Distribuição de senhas

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Tatiane Comério, informa que as senhas para atendimento serão distribuídas a partir das 7 horas, de acordo com a capacidade de atendimento de cada ponto de vacinação. "Há doses para todos os moradores de Vitória. Apenas durante o Carnaval, cerca de 35 mil pessoas foram imunizadas", afirma.

Aproximadamente 35% da população da capital foi imunizada contra a febre amarela. A meta da Prefeitura é vacinar todos os moradores de Vitória ainda no mês de março.

A secretária de Saúde de Vitória, Cátia Lisboa, ponderou que não faltarão vacinas na rede municipal. "Nós temos vacina para toda a população, e pedimos compreensão dos moradores para que façam a vacinação ao longo do mês", disse Cátia.

Agendamento

Para quem já fez o agendamento on-line, as vacinas estão sendo aplicadas em 13 unidades: Andorinhas, Fonte Grande, Ilha das Caieiras, Jardim Camburi, Jardim da Penha, Maruípe, Praia do Suá, República, Resistência, Santa Luiza, Santo André, Santo Antônio e Vitória/Parque Moscoso. No entanto, durante todo o dia, o atendimento das demandas espontâneas será realizado conforme a capacidade de cada unidade, a partir de senhas distribuídas por ordem de chegada. 

Documentos obrigatórios

Para ser vacinado, o munícipe deve levar documento de identificação com foto, comprovante de residência e, no caso de crianças, o cartão de vacinação. Idosos acima de 60 anos também devem levar laudo médico.

Fumacê

Além da vacinação, o Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) continuará a ação de combate e bloqueio focal do vetor e a intensificação do carro fumacê. Nesta quinta (2), o fumacê passará pelos bairros Solon Borges, Segurança do Lar e Jabour. Ontem, o carro fumacê esteve nos bairros Santa Martha e Santo Antônio. Nesta sexta (3), será a vez dos bairros República, Morada de Camburi e Boa Vista. 

Cancelamento de agendamentos

É importante ainda que as pessoas que já foram imunizadas desmarquem o agendamento feito anteriormente, a fim de que novas vagas sejam disponibilizadas. Basta acessar agendamento.vitoria.es.gov.br, consultar agendamento e clicar na opção desmarcar. A vaga será, então, disponibilizada a outra pessoa que ainda não tenha sido imunizada.

Dúvidas

As pessoas que tiverem dúvidas sobre a vacinação de febre amarela devem acionar o Fala Vitória 156. 

Matéria relacionada

Ministro da Saúde garante envio de mais doses de vacina contra a febre amarela


Voltar ao topo da página