Notícias

Farmácia Popular: moradores podem retirar medicamentos nas unidades de saúde

Publicada em 16/06/2017, às 12h50

Por Maria Angela Siqueira, com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Milene Miguel


Arquivo PMV
Farmácia da Rede Municipal de Saúde de Vitória
Vitória conta, atualmente, com um elenco de 220 medicamentos em sua rede

Os moradores de Vitória que buscam medicamentos na Farmácia Popular do município poderão se dirigir à unidade de saúde mais próxima de sua casa e retirar os remédios. Para aqueles que não residem na capital e utilizam a Farmácia Popular da cidade, a orientação é que procurem as unidades de seus municípios.

A medida é em função do anúncio do Ministério da Saúde (MS), que irá fechar as unidades próprias do programa Farmácia Popular, que distribui medicamentos gratuitos ou com até 90% de desconto no País.

A informação, vinda de Brasília (DF), chegou à Secretaria Municipal de Saúde (Semus) por meio de ofício no mês de abril. No documento, o MS afirma que irá acabar com o repasse de manutenção às unidades de rede própria do Programa Farmácia Popular do Brasil (FPB). Em Vitória, a farmácia funciona na avenida Florentino Avidos, nº 321, no Parque Moscoso (veja no mapa).

Atendimentos

De janeiro a abril deste ano, foram realizados 7.136 atendimentos, sendo que 46,53% são de moradores de outros municípios e 37,15% são de receitas originadas em serviços privados. Cabe ressaltar que, no mesmo período, 294.859 atendimentos foram realizados nas unidades básicas de saúde (UBS) de Vitória.

A secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa, informou que os 10 medicamentos mais vendidos na Farmácia Popular e os oito mais fornecidos de forma gratuita se encontram disponíveis nas 29 unidades de saúde de Vitória. 

"Vitória conta, atualmente, com um elenco de 220 medicamentos em sua rede para atender à demanda da atenção básica do município", afirma Cátia.

Funcionamento

O Programa Farmácia Popular do Brasil foi implantado pelo Ministério da Saúde em 2004, com o objetivo de disponibilizar para os cidadãos medicamentos gratuitos e/ou de baixo custo. A partir de 2011, medicamentos indicados para o tratamento da hipertensão e do diabetes passaram a ser fornecidos sem custo para os usuários.

Com essa decisão do MS, ocorrerá o fim da operacionalização das unidades pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), ou seja, as Farmácias Populares do Brasil não receberão mais os remédios enviados pela Fiocruz para fornecimento à população. Outra opção para os usuários é procurar as farmácias privadas conveniadas que possuem o cartaz com os dizeres "Aqui Tem Farmácia Popular".


Voltar ao topo da página