Notícias

Famílias recebem nova oportunidade de construir suas vidas com o CadÚnico

Publicada em 12/05/2017, às 12h40

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


Paula Bourguignon
Cadastro de famílias no CadÚnico no Cras de Itararé
Tiago de Almeida Pereira foi até o Cras de Itararé preencher os seus dados para estar inserido no CadÚnico
Paula Bourguignon
Cadastro de famílias no CadÚnico no Cajun de Andorinhas
Equipe da Secretaria de Assistência Social também visitou o Cajun de Andorinhas para orientar as famílias para inserção no CadÚnico

Mudança de vida e inserção social. Essas são conquistas oportunizadas a 118 famílias por meio do Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico), nesta sexta-feira (12). Estão sendo cadastradas as famílias que estavam ocupando a Casa do Cidadão, em Itararé. O objetivo é identificar as pessoas, entender quais são suas dificuldades e como inseri-las em programas sociais implementados por União, estados e municípios.

Um dos representantes do movimento, Tiago de Almeida Pereira foi até o Cras de Itararé preencher os seus dados para estar inserido no CadÚnico. "Seria uma porta de entrada para os programas sociais. Hoje, buscamos nossa habitação e moradia. Então, seria o primeiro passo para uma mudança de vida e para nossa dignidade. Estarmos inseridos no CadÚnico é a chance de colocarmos a nossa família debaixo de um teto".

O cadastramento foi oferecido em quatro equipamentos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas): Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Itararé; Cajun de Engenharia/Itararé, Cras de Santa Martha e Cajun de Andorinhas.

A liderança do movimento das pessoas que estavam acampadas na Casa do Cidadão apresentou à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) uma lista contendo o nome de 246 famílias, das quais 118 não tinham ainda o cadastro no CadÚnico.

Autonomia

"Através do CadÚnico, as famílias passam a ter acesso aos serviços e benefícios da política de assistência social e estão inseridas no cadastro nacional que é referência em todo o País. Assim, podem planejar suas vidas e buscar uma certa autonomia para vencer a vulnerabilidade social com a qual elas convivem. É um diferencial para elas, fazendo com que essas famílias se planejem com ações que possam melhorar suas condições financeira, econômica e social", explicou a secretária ,unicipal de Assistência Social, Iohana Kroehling.

Perfil

Fazendo parte do CadÚnico, a família pode ser beneficiada por programas como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica e Telefone Popular. Podem ser cadastradas as famílias de baixa renda:

  • que ganham até meio salário mínimo por pessoa
  • que ganham até 3 salários mínimos de renda mensal total

Se você tiver dúvidas se sua família pode fazer parte do CadÚnico, procure um Centro de Referência de Assistência Social. Veja a lista aqui.  É necessário apresentar pelo menos um documento de todas as pessoas das famílias: Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, CPF, Carteira de Identidade, Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI),e Carteira de Trabalho ou Título de Eleitor.


Voltar ao topo da página