Notícias

Famílias podem adotar cães e gatos em quiosque de Camburi neste domingo

Publicada em 25/07/2014, às 10h38 | Atualizada em 25/07/2014, às 12h20

Por Angela Angius, com edição de Matheus Thebaldi


Yuri Barichivich
Feira de Adoção
Cães de várias raças estarão à espera de novas famílias na Feira de Adoção

Uma boa oportunidade para quem deseja ter um animal de estimação. Neste domingo (27), o quiosque 5 da praia de Camburi vai receber a Feira de Adoção de Cães e Gatos, promovida pelo Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), das 9 às 12 horas. Estarão por lá a Lindinha, a Lua e o Capixaba, um alegre cão de pelos pretos. São animais de várias raças recolhidos pelo CVSA e, agora, disponíveis para adoção.

O Centro de Vigilância também vai realizar uma ação de abordagem a pessoas que passeiam com seus animais pelo calçadão e pela Rua de Lazer de Camburi. O intuito é conscientizar a população sobre o recolhimento de dejetos, bem como sobre o trânsito adequado de animais na orla da praia e nas ruas.

"Reconhecemos que a mudança de hábitos é um grande desafio, mas é necessário advertir e conscientizar os proprietários de animais que, em todos os espaços públicos, é preciso adotar regras para a boa convivência", ressaltou a coordenadora técnica de Vigilância em Saúde Ambiental, Clara Scarpati Alvarenga.

Os interessados em adotar deverão ser maiores de 18 anos, portar documento de identidade e comprovante de residência. Haverá ainda diversas atividades, como pintura de rosto para a criançada, teatro e jogos educativos sobre a guarda responsável de cães e gatos.

Estímulo

Yuri Barichivich
Feira de Adoção
Feira de Adoção tem o objetivo de estimular e promover a guarda responsável

A Feira de Adoção tem o objetivo de estimular e promover a guarda responsável. Além disso, tem papel importante na divulgação das ações de prevenção de zoonoses e outros agravos, saúde e bem-estar animal. Durante a ação, o CVSA realizará vacinação contra a raiva e também oferecerá orientações médico-veterinárias para os responsáveis pelos cães e gatos sobre como cuidar melhor do seu animalzinho e proteger a saúde da sua família e da população.

Veja o cronograma das Feiras de Adoção de Cães e Gatos em 2014.

Recolhimento

O CVSA somente recolhe animais de acordo com critérios técnicos e em respeito à legislação vigente, no caso, aqueles animais soltos e sem supervisão considerados como de risco à saúde e à segurança da população, após avaliação prévia da equipe. "É comum encontrarmos nas ruas de Vitória cães vítimas de abandono que, quando situados em um contexto de risco à saúde pública, são recolhidos pelo Centro", explicou Clara Alvarenga.

Ela completou: "Assim, entendemos que a promoção da guarda responsável e a orientação aos responsáveis pelos animais são os principais instrumentos para a redução do problema de abandono no município e, consequentemente, promover o controle de zoonoses e outros agravos causados por animais".


Voltar ao topo da página