Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Acesso rápido

Notícias

Fala Jovem e reforma administrativa em debate no Conselho de Direitos Humanos

Publicada em 11/05/2017, às 20h22

Por Josué de Oliveira (jgoliveira@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semcid

Conselho de Direitos Humanos

Secretária Nara Borgo apresentou a nova estrutura da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos

Durante reunião do Conselho Municipal de Direitos Humanos, na tarde desta quinta-feira (11), a secretária de Cidadania e Direitos Humanos, Nara Borgo, apresentou a nova reestruturação da pasta após a reforma administrativa promovida pela Prefeitura de Vitória.

Nara explicou que, apesar dos ajustes, as políticas de Direitos Humanos não foram prejudicadas. "Fizemos um trabalho para que esse corte não mexesse nas políticas e nos serviços prestados pela secretaria", disse.

Com a nova mudança, algumas gerências foram extintas. No entanto, segundo Nara, foi possível avançar em outras áreas. Com os cortes, os conselhos ganharam uma secretária executiva, que era uma antiga reivindicação junto à secretaria.

"Isso fortalece a participação popular. É muito importante que os conselhos sejam fortes e a gente entende que uma secretária executiva, cuidando das demandas, vai dar mais agilidade e facilitar a nossa relação com a sociedade civil".

Mudanças

Entre as mudanças apresentadas ao conselho, está a criação do Centro Especializado em Direitos Humanos, que está em fase de estruturação, e o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Cramsv). Com isso, a Coordenação de Atendimento às Vítimas de Violência e Discriminação (Cavidd) deixa de existir.

O Centro, segundo Nara, vai atender a questões de raça, diversidade sexual e qualquer tipo de discriminação. "A ideia é receber todas as denúncias de violação dos direitos humanos".

Fala Jovem

Durante o encontro, a coordenadora de Políticas para a Juventude, Aline Passos de Oliveira, fez uma apresentação do projeto Fala Jovem, que está ouvindo os jovens para a criação de políticas públicas voltadas para esse público em Vitória.

Segundo ela, já foi possível perceber as principais demandas em diversas regiões da capital. "Muitas nós já conhecemos, mas também estão aparecendo outras que ainda não nos atentamos. A partir daí vamos buscar as estratégicas, tanto na mobilização social institucional, como para a juventude".

A secretária Nara Borgo lembrou que o Fala Jovem envolve não só a Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos, mas também as secretarias de Educação, Turismo, Trabalho e Renda, Esportes, Cultura, Esportes, Saúde e Assistência Social.

"É um projeto que está sendo discutido com número grande de secretarias para alinhar e pensar junto com as juventudes ad políticas públicas para elas. O que demonstra a força e vontade de fazer com que isso ganhe força", destacou.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site