Notícias

Fábrica de Ideias terá nova agenda após sugestão de aluno da rede municipal

Publicada em 08/06/2017, às 17h07

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Jaldecy Pereira


Diego Alves
Grupo de estudantes altas habilidades - personagem
Alunos com altas habilidades/superdotação da rede municipal de ensino conversaram com o prefeito na sala anexa ao gabinete
Diego Alves
Grupo de estudantes altas habilidades - personagem Fábrica de Idéias
Aluno Guilherme Rangel propôs que os estudantes possam desenvolver estudos e projetos na Fábrica de Ideias

Com a curiosidade aguçada, perguntas bem elaboradas e olhos e ouvidos atentos a tudo, 20 estudantes com altas habilidades/superdotação da rede municipal de ensino de Vitória visitaram a Prefeitura de Vitória, na manhã desta quinta-feira (8).

Durante a conversa com o prefeito Luciano Rezende, um dos alunos, Guilherme Rangel, de 10 anos, perguntou sobre qual é a proposta para a Fábrica de Ideias, em Jucutuquara, e disse que é um espaço muito adequado para estudantes talentosos realizarem estudos e projetos.

A sugestão foi prontamente acolhida por todos os presentes, e o prefeito recomendou à secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio, presente no encontro, que siga em frente com a proposta.

"Pedi imediatamente à secretária Adriana para que tenhamos uma agenda semanal na nossa Fábrica de Ideias com os alunos de altas habilidades. A educação para essas crianças é diferente porque o ritmo delas é diferente. Elas precisam estar sempre estimuladas", defendeu o prefeito.

Perguntas

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as dependências do Palácio Municipal e, além de sugestões, puderam fazer perguntas ao prefeito, muitas delas, inclusive, pessoais: "O que você gostava de fazer quando criança?".

"Eu gostava de praticar esporte, como futebol, vôlei, remo... o que mais gostava era o remo. Gosto de remar até hoje", respondeu, acrescentando que a prática de esporte é fundamental para a formação do caráter do ser humano.

Entre as perguntas sobre como é ser prefeito e como que ele está cuidando da cidade de Vitória, uma questão chamou muito a atenção: Davi Viana quis saber o que, na visão de Luciano, precisa melhorar em Vitória?

"Precisamos melhorar a destinação do esgoto e evitar que ele vá para nossa linda baía, nossas praias e manguezais. Isso já estamos fazendo com medidas mais rígidas e um grande trabalho de conscientização da população. Precisamos também melhorar a mobilidade urbana da cidade. E a mobilidade passa pelo transporte coletivo, o uso de bicicletas e andar a pé", disse.

Segundo Luciano, Vitória tem percursos curtos, é uma cidade plana e o uso do automóvel já está sendo repensado pelos próprios moradores.

Educação especial

A rede municipal conta com 1.266 alunos matriculados na Educação Especial. Desse total, 118 estudantes com altas habilidades recebem atendimento educacional especializado. Ao todo, 11 professores coordenam esse trabalho.

Seis escolas da rede têm salas de recursos em altas habilidades/superdotação. São elas: Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria José Costa Moraes, Emef Álvaro de Castro Mattos, Emef Vercenilio da Silva Pascoal, Emef Castelo Branco, Emef Maria Madalena Oliveira Domingos e Emef Padre Anchieta.

Os professores Israel Scárdua, Márcia Santana, Iza Abreu, Marcélia, Maira Tozato e Verônica Devéns participaram do encontro com o prefeito.

Além dos professores e da secretária Adriana, o encontro contou também com a participação do secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Fabrício Gandini, e da subsecretária de Gestão Pedagógica, Janine Mattar Pereira de Castro, e da equipe da Coordenação de Educação Especial do Município.

Diego Alves
Grupo de estudantes altas habilidades
Prefeito respondeu a perguntas e curiosidades dos alunos
Diego Alves
Grupo de estudantes altas habilidades - personagem
Alunos ainda tiveram a oportunidade de conhecer as dependências do Palácio Municipal

Voltar ao topo da página