Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Exposição na PMV apresenta criações poéticas de pessoas em situação de rua

Publicada em 05/02/2019, às 18h22

Por Edlamara Conti (econti@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Guiomedce Paixao

Exposição da Escola da Viada na Prefeitura de Vitoria

Exposição "Projeto Boomerangue" traz sentimentos e talentos de pessoas em situação de rua

Guiomedce Paixao

Exposição da Escola da Viada na Prefeitura de Vitoria

Oficineiro Diego Cavaleiro Andante mostra, orgulho, criações dos alunos Álamo e Miriã

Uma grande instalação poética, com frases motivadoras, chama a atenção de quem passa pelo saguão da Prefeitura de Vitória. O painel divide o espaço com quadros que emolduram sentimentos positivos, todos produzidos por pessoas em situação de rua.

É a exposição "Projeto Boomerangue", que reúne peças confeccionadas pelos assistidos da Escola da Vida e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População de Rua (Centro-Pop), equipamentos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

A mostra foi inaugurada nesta terça-feira (5) e poderá ser visitada até quinta (7), das 13 às 18 horas. A exposição conta com bolsas, carteiras, agendas e blocos de anotações, tudo criado com materiais recicláveis.

Todos os objetos foram confeccionados por pessoas em situação de rua nas oficinas de Linguagens Poéticas, de fotografia e grafite em stencil, Bordoando, de bordados sobre papel e tecido, e Cartmão, de trabalho sobre papelão e tetrapac. As aulas foram realizadas durante o mês de janeiro.

Terapia

A experiência de trabalhar com linha, agulha, papelão e tintas foi inédita para Álamo Tel Braster, que aprovou a oficina. "Para mim, foi uma terapia. Naquele momento em que eu focava nas criações, eu me sentia liberto das coisas que me aprisionam", contou.

Ele e a mulher, Miriã Amaro da Silva, foram os mais assíduos nas aulas e sempre ficavam além do horário para praticar um pouco mais.

"Fiz coisas que nunca imaginei na vida! Eu, que me acho um pouco bruta, consegui fazer essas bolsas delicadas e lindas. Estou orgulhosa de mim!", disse Miriã.

Projeto Boomerangue

Os oficinas foram conduzidas pelos artistas Júlia Tedesco, Jupiara Francisco da Cruz e Diego Cavaleiro Andante, que associaram as diferentes técnicas na elaboração da exposição.

Na instalação poética, os visitantes encontrarão poemas de apenas um verso, criados pelos participantes a partir das mensagens que os motivam e que os fazem superar momentos de tristeza ou dificuldades.

As mesmas mensagens foram colocadas em quadros, cujas molduras foram feitas com spray sobre papelão. "Trabalhar com poesia e com artesanato é alimento para a alma e para o coração. Criar é o que nos humaniza", disse o instrutor Diego Cavaleiro Andante.

Potencial

"As oficinas levaram eles a perceber as habilidades e o potencial criativo que possuem. Com as aulas 100% práticas, os participantes produziram peças a cada aula, o que estimulava mais ainda a continuarem participando", disse Julia Tedesco.

Apesar do sucesso das peças, as criações não estão à venda, pois já há convites para realização da exposição em outros locais.

Serviço

Exposição do Projeto "Boomerangue"
Artesanato criativo de pessoas em situação de rua de Vitória
Quando: dias 5, 6 e 7 de fevereiro, das 13 às 18 horas
Local: saguão da Prefeitura de Vitória - avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927, em Bento Ferreira
Entrada gratuita

Guiomedce Paixao

Exposição da Escola da Viada na Prefeitura de Vitoria

Mostra traz painéis e peças que foram criados durante oficinas em janeiro

Guiomedce Paixao

Exposição da Escola da Viada na Prefeitura de Vitoria

Exposição é uma realização de assistidos da Escola da Vida e do Centro-Pop


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site