Notícias

Exposição fotográfica apresenta retratos da Mata Atlântica de Vitória

Publicada em 27/04/2017, às 17h25 | Atualizada em 27/04/2017, às 18h45

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


Elizabeth Nader
Muro de arrimo: construção provável do século XIX na Gruta da Onça
Mata Atlântica embeleza parques municipais e engrandece a natureza, como na Gruta da Onça

Vitória conta com Unidades de Conservação da Mata Atlântica, que têm como objetivo cuidar desse ecossistema, que é um dos mais ricos em biodiversidade do mundo.

Para comemorar o Dia Mundial da Mata Atlântica, a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semmam) realizará, desta terça (2) a sexta (5), uma exposição fotográfica com 21 banners, que, além das fotos do ecossistema, trazem informações sobre a mesma.

A mostra será realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Vercenílio da Silva Pascoal, em Joana D´arc (veja no mapa), sendo aberta ao público em dois turnos.

O trabalho apresenta a Mata Atlântica presente em Vitória enquanto espaço-tempo de aprendizagens e dialoga com a comunidade escolar sobre a importância da mesma e sua estreita relação com a preservação das nascentes e a biodiversidade no Maciço Central de Vitória, de acordo com a gerente de Educação Ambiental, Giselle Gypreste Guimarães.

Educação ambiental

O secretário de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Luiz Emanuel Zouain, ressalta que a exposição é uma das ações que estão sendo intensificadas na área de Educação Ambiental. "Nosso intuito é mobilizar a sociedade para o cuidado do ecossistema como forma de minimizar os impactos negativos, como queimadas e desmatamento, resultantes das ações humanas".

Saiba mais

Sabe-se que a Mata Atlântica possui aproximadamente 20 mil espécies vegetais, 849 de aves, 370 de anfíbios, 200 de répteis, 270 de mamíferos e 350 de peixes.

Programação

Dia Mundial da Mata Atlântica

  • De 2 a 5 de maio, manhã e tarde: exposição "Mata Atlântica de Vitória", na Emef Vercenílio da Silva Pascoal
  • 5 de maio, às 14 horas: palestra "Reflorestamento e recuperação de nascentes do Maciço Central de Vitória", na Emef Vercenílio da Silva Pascoal
  • 5 de maio, às 15 horas: doação de mudas de espécies da flora da Mata Atlântica
  • 26 de maio, às 14 horas: plantio de mudas de espécies da Mata Atlântica no Parque Natural Municipal Mulembá

Voltar ao topo da página