Notícias

Exposição e minicurso dão continuidade a programação da Semana de Meio Ambiente

Publicada em 05/06/2018, às 09h00

Por Amilton Freixo de Brito, com edição de Deyvison Longui


Divulgação PMV
Semana do Meio Ambiente
O evento vai contar com um minicurso sobre criação de abelhas sem ferrão em área urbana

A programação da Semana do Meio Ambiente prossegue nesta terça (5) e quarta-feira (6) das 13h às 17h no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em Jucutuquara, com uma exposição do Projeto Abelhas Sem Ferrão e Oficina de Construção de Iscas para Multiplicação de Colônias de Abelhas Sem Ferrão.

O evento que será realizado em dois dias, é em parceria com a Associação de Meliponicultura do Espírito Santo (AME-ES) e prevê no primeiro dia exposição de fotos de abelhas nativas sem ferrão criadas no município de Vitória, bem como permitirá ao público presente a observação dessas abelhas em caixas racionais, divulgando o projeto de meliponicultura que é desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente (Semmam) e a AME-ES do município.

Durante o evento será oferecido aos presentes um minicurso sobre criação de abelhas sem ferrão em área urbana, com oficina para confecção de ninho-isca. “Este minicurso será uma oportunidade para os visitantes e interessados conhecer o valor dos serviços ecossistêmicos desempenhados pelas abelhas nativas de Vitória, como atividade laboral, comercial e de lazer, dinamizando a economia local com participação de vários setores e com o apoio da prefeitura, através da Semmam”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain.

Durante a realização da semana do meio ambiente em 2017, a Secretaria de Meio Ambiente (Semmam) lançou no Parque Natural do Mulembá, o primeiro meliponário Experimental Vale do Mulembá, que hoje conta com a participação de dezenas de membros das comunidades do entorno do parque.

Clique aqui e veja a programação completa.

Meliponicultura

A meliponicultura é a criação de abelhas nativas sem ferrão, que vem se destacando como atividade que permite conservação dos meliponíneos nativos, além de abranger qualquer gama social da comunidade e proporcionar geração de renda e lazer.

Com a meliponicultura, é possível criar abelhas para produção de mel em quase todos os locais que possibilitem essa cultura, sem riscos aos seres humanos e animais. Nesta fase experimental, a Semmam terá no Parque Mulembá cinco colônias, podendo aumento esse número conforme for o interesse da comunidade por essa cultura, que é praticamente nova no Espírito Santo.

Como atividade econômica, a meliponicultura é uma atividade sustentável e ecologicamente correta, pois as abelhas são partes integrantes do nosso ecossistema e da biodiversidade mundial.

Associação

A Associação dos Meliponicultores do Espírito Santo (AME – ES), criada em 20 de agosto de 2016, parceira no projeto junto com a Semmam, já tem conquistado a simpatia de muitos produtores e, em conjunto com parceiros locais, vem iniciando projetos de divulgação em Vitória e em outros municípios onde conta com caixas racionais de criação de abelhas sem ferrão demonstrativas e de geração de renda.

A AME-ES, no desenvolvimento de suas atividades, congrega atualmente mais de 40 associados, que criam, em meliponários urbanos e rurais, aproximadamente 23 diferentes espécies de abelhas sem ferrão, entre as 45 diferentes espécies conhecidas de ocorrência em nosso Estado.


Voltar ao topo da página