Notícias

Exposição do Coletivo Uhuru abre programação de 25 anos do Mucane

Publicada em 06/05/2018, às 09h00 | Atualizada em 08/05/2018, às 18h36

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira
Exposição UJUZI no MUCANE - Museu Capixaba do Negro
A proposta da exposição "UJUZI" é promover um resgate da tradição de comunicação imagética africana através de linguagens atuais
Leonardo Silveira
Exposição UJUZI no MUCANE - Museu Capixaba do Negro
A mostra será aberta ao público na quarta-feira (9), a partir das 19 horas, no Mucane, dando início à programação de 25 anos do espaço

"Recriar o passado, transformar o presente e projetar um novo futuro através da nossa própria ótica". Com essas palavras, o Coletivo Uhuru define a exposição "UJUZI: Conhecimento é Poder", que abre para o público nesta quarta-feira (9), a partir das 19 horas, no Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas”, dando início à programação de 25 anos do espaço.

Segundo o coletivo, formado por Adelson Boris, Johnson Sudré, Luhan Gaba, Mina Afrofuturística, Negah Suh e Starley Bonfim (na curadoria), a proposta da exposição é promover um resgate da tradição de comunicação imagética africana através de linguagens atuais como o mapping, artes plásticas e grafite.

"Acreditamos que devemos utilizar de todos os meios possíveis para ampliar e facilitar a absorção de conhecimento da cultura africana. Com base nisso, o projeto propõe um olhar sensível a esse (re)conhecimento, valores e tradições, mostrando a relevância do resgate de comunicações ancestrais", explicou o coletivo.

Ideia

O trabalho surgiu quando alguns integrantes do coletivo se reuniram durante o festival de grafite Origraffes, em 2017. Daí surgiu a ideia de usar uma linguagem contemporânea para tratar da ancestralidade.

"Acreditamos que tem uma grande importância para a construção de identidade pessoal o conhecimento do seu passado e de seu povo. A consciência de que o povo negro não descende de pessoas escravizadas e sim, de reis e rainhas, porque a história africana não se resume aos últimos 500 anos”.

A mostra também é um veículo para reforçar a importância da cultura negra para a sociedade e os próprios descendentes. “É preciso lembrar o que esquecemos, o processo de colonização, escravização e posterior embranquecimento, tem por objetivo fazer com que o descendente africano se esqueça de suas origens, suas raízes”.

QR Code

Todas os trabalhos possuem legendas em código QR Code com informações sobre a obra e sobre o coletivo, que podem ser acessadas por meio da rede Vitória Online, um conjunto de tecnologias que permite a qualquer cidadão acessar a internet utilizando uma rede sem fio (wi-fi).

Leonardo Silveira
Exposição UJUZI no MUCANE - Museu Capixaba do Negro
Semc Divulgação
Montagem da exposição Ujuzi

Edital

A exposição "UJUZI: Conhecimento é Poder" foi contemplada no Edital de Seleção de Projeto de Ocupação do Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas”- Mucane, ano 2017/2018, Categoria I - Exposição Artística, e realizado com recursos do Fundo Municipal de Cultura.

“Implementar ações e projetos que trazem a ancestralidade africana e todo seu contexto histórico para um espaço em que o foco é exatamente esse, é, sem dúvida, um comprometimento com a sociedade e principalmente com a comunidade local”, finalizou o coletivo.

Serviço
Exposição "UJUZI: Conhecimento é Poder" - do Coletivo Uhuru
Abertura: 9 de maio, quarta-feira, às 19 horas. Visitação: de 10 de maio a 14 de julho. Terça a sexta-feira, das 13 às 18 horas, e sábado, das 10 às 14 horas.
Onde: Museu Capixaba do Negro "Verônica Pas" – Mucane – Avenida República, 121, Centro
Leonardo Silveira
Exposição UJUZI no MUCANE - Museu Capixaba do Negro
Leonardo Silveira
Exposição UJUZI no MUCANE - Museu Capixaba do Negro

Voltar ao topo da página