Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Exposição de estudantes homenageia a mulher e promove o combate ao machismo

Publicada em 11/07/2018, às 15h03

Por Alan Rodrigues Costa (akrcosta@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Alan Rodrigues Costa

Exposição da Emef José Áureo Monjardim

Exposição conta com esculturas em argila elaboradas pelos próprios alunos para representar a mulher na sociedade atual (Ampliar imagem)

Alan Rodrigues Costa

Exposição da Emef José Áureo Monjardim

Mostra também conta com trabalhos de desenho, colagem e pintura feitos pelos alunos (Ampliar imagem)

Utilizar a arte como ferramenta educacional para a promoção da igualdade e da cidadania é um dos objetivos de um trabalho realizado pelos estudantes do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Áureo Monjardim, em Fradinhos.

São esculturas em argila elaboradas pelos próprios alunos para representar a mulher na sociedade atual e fomentar o combate à cultura machista. Elas estão expostas no hall da Secretaria Municipal de Educação (Seme), em Itararé.

"Inicialmente, nós realizamos uma roda de conversa sobre a mulher nos dias de hoje e seu papel. Fomos para a sala de informática pesquisar o tema e assistimos a alguns vídeos. A partir daí, buscamos conhecer a representação da mulher na história da arte e escolhemos a técnica da escultura para realizar o trabalho", contou a professora de Artes Sthael Follador.

Argila e mármore

Os estudantes passaram então a pesquisar sobre a vida e obra de escultores famosos, buscando inspiração em artistas brasileiros e estrangeiros, como Rodin e Mestre Vitalino. As peças foram feitas utilizando dois recursos naturais abundantes e característicos do Espírito Santo, a argila e o mármore.

"Alguns alunos, além da escultura, utilizaram também outras técnicas como pintura com maquiagem, tinta guache, colagem de revistas e desenho para representar a pesquisa. Na exposição, temos também três trabalhos de desenho, colagem e pintura feitos pelos alunos", explicou Sthael.

Alan Rodrigues Costa

Exposição da Emef José Áureo Monjardim

(Ampliar imagem)

Alan Rodrigues Costa

Exposição da Emef José Áureo Monjardim

(Ampliar imagem)


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site