Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Experiências ambientais positivas de Sevilha podem ser utilizadas em Vitória

Publicada em 02/10/2018, às 15h10

Por Amilton Freixo de Brito (afbrito@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Imagem divulgação

Comitiva da PMV em Sevilha

Comitiva teve a oportunidade de conhecer órgãos e estruturas ligados a áreas de saneamento, abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto (Ampliar imagem)

Imagem divulgação

Comitiva da PMV em Sevilha

Gestores municipais tiveram a oportunidade de conhecer vários projetos que melhoram a qualidade de vida em Sevilha (Ampliar imagem)

"Do ponto de vista ambiental, levamos nossas experiências em ações por uma cidade mais verde e sustentável e trouxemos na bagagem um vasto conhecimento do formato de gestão de Sevilha com suas áreas verdes e seus parques urbanos e a experiência local com a poluição atmosférica".

Foi essa a declaração do secretário de Meio Ambiente de Vitória, Luiz Emanuel Zouain, após participar de uma comitiva de intercâmbio com a cidade de Sevilha, na Espanha, no período de 24 a 28 de setembro. A integração foi promovida pelo Programa Europeu de Cooperação Urbana Internacional (IUC), da União Europeia.

Na comitiva, além de Luiz Emanuel, que também é coordenador nacional adjunto do Fórum CB 27, que conta com o apoio institucional da Fundação Konrad Adenauer, e do Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI), também participaram o secretário de Segurança Urbana (Semsu), Fronzio Calheira; o secretário de Desenvolvimento da Cidade (Sedec), Henrique Valentim; o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Vitória (CDV), Leonardo Krohling; a subsecretária de Planejamento, Gestão, Projetos e Captação de Recursos (Seges), Joseane Zoghbe; e a assessora da Secretaria de Governo (Segov) Dayse Krohling. A viagem foi toda custeada pela União Europeia.

Além de ser recebida pelo prefeito de Sevilha, Juan Espadas, a comitiva capixaba cumpriu uma extensa agenda de visitação e palestras. "Conhecemos um lugar que é todo organizado e estruturado para as pessoas 'viverem' a cidade", classificou Luiz Emanuel.

Agenda

A comitiva conheceu o Centro de Recursos Especializados Avançados (CREA), uma incubadora atrelada ao organograma municipal que cuida de assessorar pequenas empresas em seu início.

Ainda conheceu a Gerência de Urbanismo da Prefeitura de Sevilha, que gerencia uma estrutura que envolve cultura, meio ambiente, mobilidade e infraestrutura urbana, iluminação pública, licenciamento e posturas, compondo uma espécie de grande secretaria que faz a gestão de todas as ações urbanas.

O grupo também conheceu a EMASESA, empresa pública de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto da cidade de Sevilha, e a LIPASAM Ambiental, empresa municipal de saneamento que cuida da limpeza pública e da política de resíduos sólidos.

Meio ambiente

A forma como Sevilha executa as ações de saneamento, resíduos sólidos e manutenção dos parques chamou a atenção do secretário Luiz Emanuel Zouain. "Ficamos impressionados com a forma compartilhada de gestão desses setores. Esse é o caminho que já buscamos executar em Vitória. Essa parceria com a cidade espanhola teve um ganho de conhecimento extraordinário para todos os participantes. Trouxemos uma grande bagagem para Vitória e também levamos muitas experiências para eles absorverem".

Parceria

O início da parceria começou em outubro de 2017, quando a União Europeia selecionou Vitória para participar do Programa Europeu de Cooperação Urbana Internacional (IUC).

Por meio de um acordo de parceria, a capital se compromete a cooperar intensivamente com Sevilha por, pelo menos, 18 meses; compartilhar atualizações sobre seu progresso; e desenvolver um plano de ação local de desenvolvimento urbano sustentável sobre a prioridade de troca de conhecimentos.

Imagem divulgação

Comitiva da PMV em Sevilha

(Ampliar imagem)

Imagem divulgação

Comitiva da PMV em Sevilha

(Ampliar imagem)


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site