Notícias

Etsus inicia curso sobre cuidado a pessoas em situação de violência

Publicada em 19/03/2019, às 15h39 | Atualizada em 19/03/2019, às 15h52

Por Eduardo Brinco, com edição de Matheus Thebaldi


Eduardo Brinco
Curso proteção a pessoas em situação de violência
Profissionais estão recebendo orientações para aprimorar assistência a pessoas em situação de violência
Eduardo Brinco
Curso proteção a pessoas em situação de violência
Curso contribui para uma mudança na prática de acolhimento, cuidado, prevenção e efetivação das notificações de casos em Vitória

Com a proposta de capacitar profissionais da rede de proteção às pessoas em situação de violência para desenvolvimento de ações de atenção integral à saúde a essas vítimas, teve início nesta terça-feira (19) o curso "Linhas de Cuidado às Pessoas em Situação de Violência", na Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde de Vitória (Etsus-Vitória).

Participam do curso servidores das secretarias municipais de Saúde (Semus), Educação (Seme), Assistência Social (Semas) e Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), além de profissionais que atuam em outros pontos da rede de proteção às pessoas em situação de violência.

O curso, que é realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio das Gerências de Vigilância em Saúde (GVS) e Atenção à Saúde (GAS) e Etsus-Vitória, vai até o dia 7 de maio e tem como foco as regiões de saúde São Pedro e Santo Antônio.

Há previsão de outras duas turmas em 2019, nas quais serão contempladas as regiões de saúde Maruípe e Centro (T2) e Continental e Forte São João (T3).

"Essa formação é realizada desde 2011 e vem contribuindo para a atenção integral à saúde das pessoas em situação de violência e para uma mudança na prática de acolhimento, cuidado, prevenção e efetivação das notificações de casos em Vitória", afirma a diretora da Etsus-Vitória, Sheila Cruz.

Curso

O curso "Linhas de Cuidado às Pessoas em Situação de Violência" tem 80 horas, é semipresencial e aborda estas temáticas: Violência e Sociedade; Políticas Públicas e Diretrizes de Cuidado; Diversidades e Violência; Violência contra Criança e Adolescente; Violência intrafamiliar ou Doméstica; Violência Sexual; Violência contra a Pessoa Idosa; Violências Autoprovocadas; e Estratégias de Cuidado e Redes de Atenção.


Voltar ao topo da página