Notícias

Etapa pública compartilhada do PPA já ouviu 35 comunidades

Publicada em 06/07/2017, às 17h55

Por Kennya Gava, com edição de Rejane Gandini Fialho


André Sobral
Reunião PPA Seges
Luciana Ribeiro mora em Itararé e trouxe as demandas de sua comunidade para a etapa pública do Planejamento Estratégico e do PPA 2018-2021
André Sobral
Reunião PPA Seges
Lideranças comunitárias de Itararé, Ilha do Frade, Universitário, Jaburu e Fradinhos apresentarem suas sugestões nesta quinta-feira (6).

Com mais de seis reuniões realizadas no Palácio Municipal, a etapa pública compartilhada do Planejamento Estratégico e do Plano Plurianual (PPA) 2018-2021 já ouviu 35 comunidades de diferentes bairros de Vitória, que fizeram suas indicações das principais demandas e potencialidades de cada local. Nesta quinta-feira (06) foi a vez das lideranças comunitárias de Itararé, Ilha do Frade, Universitário, Jaburu e Fradinhos apresentarem suas sugestões.

Ao todo, serão realizadas cerca de 30 reuniões, até o mês de agosto, com lideranças comunitárias, conselhos e associações de moradores. Os objetivos são compartilhar com a cidade o seu plano de ação consolidado até o momento, extrair informações e absorver ideias para o Planejamento Estratégico, além de criar parcerias para atingir as metas do Plano Plurianual (PPA) 2018-2021.

A subsecretária de Planejamento e Projetos, Joseane Zoghbi, apresentou os cortes de gastos já realizados pela gestão, a entregas realizadas desde 2013 e falou sobre os desafios estruturantes do PPA. “Não é novidade para ninguém, todo mundo sabe que a Prefeitura de Vitória teve uma redução das suas receitas e arrecadações, o que fez com a gente perdesse a capacidade de investimento. Por isso é preciso ter um cuidado com os projetos propostos, estamos trabalhando muito com a captação de recursos, porque é uma maneira de realizar os investimentos da cidade”, explicou.

“O nosso interesse é aproximar a gestão e as comunidades o máximo possível nesta discussão que trata sobre os próximos quatros anos para Vitória. Tenho falado em várias reuniões, o planejamento já é algo importante e em um momento em que a gente enfrenta uma crise financeira como esta, passa a ser fundamental para transpor os problemas que temos no dia-a-dia. Essa parceria, essa aproximação com as associações de moradores nos ajuda a aplicar melhor os recursos”, pontuo o secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Fabrício Gandini.

Ainda no mês de agosto, paralelo às reuniões com as lideranças, toda a população poderá participar com propostas para a gestão por meio da internet. No PPA Online, no site da Prefeitura ou no aplicativo Vitória Online, o morador vai votar nos projetos e ações que achar mais importante para construir uma Vitória ainda melhor.

Para Luciana Ribeiro, Itararé, é uma oportunidade das lideranças mostrar o que os bairros e a cidade necessitam. “Acredito que é uma parceria muito boa de a gente trabalhar juntos, mostrar o que estamos precisando, dar opinião e falar sobre os nossos sonhos para Vitória”.

As principais demandas apresentadas pelas comunidades foram: reforço na segurança, recuperação de vegetação nativa, construção de escola, ampliação de unidade de saúde, criação de roteiro turístico comunitário, interligação de vias, instalação de câmeras de videomonitoramento, construção de praças e academia popular e do idoso. Todas serão classificadas por área e servirão como pré-requisito para a etapa final do Planejamento Estratégico e do PPA, onde serão feitas a seleção e a priorização dos projetos de acordo com os critérios estabelecidos.

Na próxima terça-feira (11) a reunião acontece, também no Palácio Municipal, com os bairros Santos Dumont, Cruzamento, Goiabeiras, Santa Cecília e Ilha do Boi.


Voltar ao topo da página