Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Estudantes de Emef de Tempo Integral criam xadrez humano

Publicada em 10/07/2019, às 14h38

Por Renata Moreira (rpmoreira@vitoria.es.gov.br) | Com edição de SEGES/SUB-COM


Divulgação Seme

Xadrez humano na Emef Eunice Pereira

Alunos da EmefTI Eunice Pereira Silveira participaram de uma partida de "Xadrez Humano", onde cada aluno representou uma peça do jogo (Ampliar imagem)

Xadrez humano na Emef Eunice Pereira

Tabuleiros gigantes foram produzidos pelos próprios alunos, utilizando materiais alternativos, como cartolina (Ampliar imagem)

Os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (EmefTI) Eunice Pereira Silveira, em Tabuazeiro, estão dando show de criatividade durante as atividades na disciplina diversificada "Clube de Protagonismo: Tabuleiros e Cartas e Clube de Games".

Como parte das ações, eles participaram de uma partida de "Xadrez Humano", onde cada aluno representou uma peça do jogo e realizou movimentos permitidos àquela peça. Os tabuleiros gigantes foram produzidos pelos próprios alunos, utilizando materiais alternativos, como cartolina.

Segundo o professor de Ciências e Protagonismo Gessé Gomes da Silva, o xadrez é uma forma de aprimorar o raciocínio lógico dos alunos. "Isso ajuda no rendimento dos alunos nas disciplinas de Ciências exatas, que necessitam de um nível de concentração e raciocínio maior. Além de despertar o interesse deles pelo xadrez, que é um jogo de lógica muito interessante para o desenvolvimento dos alunos", explicou.

O professor ainda destacou que a atividade tem o objetivo de desenvolver ações de protagonismo com autonomia, respeito, coerência, ética, respeito e organização. "O clube é escolha dos estudantes, com votação de presidente e vice-presidente na liderança e auxílio de um padrinho ou madrinha na figura do professor".

Educação Ampliada

A iniciativa faz parte do Programa Educação Ampliada e prevê todos os estudantes e professores em jornada escolar integral. Na matriz curricular, os estudantes têm aulas de orientação de estudos, educação científica e tecnológica, eletivas, projeto de vida e protagonismo. Todas elas têm como centralidade o projeto de vida.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site