Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Estudantes da EJA têm aula de cidadania e direitos humanos na Casa do Cidadão

Publicada em 20/04/2017, às 16h44

Por Josué de Oliveira (jgoliveira@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semcid

Projeto Cidadania Fundamental recebe alunos da EJA

Estudantes da EJA visitaram a Casa do Cidadão e também assistiram a uma apresentação teatral (Ampliar imagem)

Projeto Cidadania Fundamental recebe alunos da EJA

Alunos aprenderam questões voltadas para os Direitos Humanos (Ampliar imagem)

Um grupo de 45 estudantes da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) teve uma atividade diferente fora da sala de aula. Eles visitaram o Centro Integrado de Cidadania de Vitória (CIC) Zumbi dos Palmares, mais conhecido como Casa do Cidadão, em Itararé. A iniciativa faz parte do projeto Cidadania Fundamental, promovido pela Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid).

Participaram da primeira visita os alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Suzete Cuendet, em Maruípe, José Lemos de Miranda, em Comdusa, e Vercenílio da Silva Pascoal, de Joana D'arc.

Na aula especial, eles tiveram duas atividades. Uma delas foi o circuito da cidadania virtual, onde tiveram a oportunidade de conhecer os setores e os serviços oferecidos na Casa do Cidadão.

Eles também assistiram a uma apresentação teatral, produzida na metodologia do Teatro do Oprimido. Na ocasião, os atores passaram conhecimentos sobre questões voltadas para os Direitos Humanos, como violência contra a mulher, preconceito racial, mediação de conflitos e consumo consciente sustentável.

Convivência

Para o gerente de Políticas de Direitos Humanos, Dario Coelho, esse projeto tem uma função social importante pois, através das oficinas e demais atividades, alunos e alunas são preparados para a convivência numa cultura de diversidade e de direitos.

Segundo ele, saber conviver com a diversidade não é uma tarefa fácil porque desafia as pessoas a questionar constantemente os valores, a rever posicionamentos e a incorporar novas crenças àquelas já existentes, e muitas vezes, cristalizadas dentro delas.

"No atual modelo de sociedade, precisamos buscar uma cidadania cada vez mais ampla, com o objetivo de vivermos numa cidade mais justa e mais humana, onde as diferenças, de fato, sejam valorizadas, reconhecidas e respeitadas", explicou.

Projeto

Desde 2010, a Semcid, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seme), realiza o projeto Cidadania Fundamental. As ações são direcionadas a estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do 9º ano (ou 8ª série) do ensino fundamental das escolas da rede municipal de Vitória. Para os alunos da EJA, a dinâmica do projeto é diferenciada, adequando-se às particularidades desse público. 


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site