Notícias

Estudantes da EJA de Maria Ortiz participam de palestra na Ufes

Publicada em 15/05/2018, às 14h38

Por Fabrícia Kirmse, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação/Secretaria de Educação
Palestra para alunos da EJA com estudantes de Letras da Ufes
Alunos da EJA tiveram a vivência de uma atividade pedagógica na Ufes

Para falar sobre leitura e produção de textos, as turmas das disciplinas "Laboratório: Leitura e ensino" e "Laboratório: Produção Textual e ensino", dos professores Santinho Ferreira de Souza e Virgínia Beatriz Baesse Abrahão, do curso de Letras da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), receberam, na noite da última sexta-feira (11), alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Juscelino Kubitschek de Oliveira, do bairro Maria Ortiz.

A palestra "Leitura e Escrita - A experiência sensível na práxis docente" foi ministrada pelo professor de Língua Portuguesa da EMEF JKO Fábio Mota. Logo depois, houve um debate e roda de conversa entre os estudantes de Letras e alunos da EJA.

Segundo o professor Fábio Mota, o convite dos universitários propiciou uma experiência incrível para o fortalecimento da educação pública. "Oportunizou para alunos da EJA a vivência de uma atividade pedagógica na universidade, com diálogo sobre as suas aprendizagens na escola".

Opiniões

"Esse é um dos registros desses quase quatro anos de Ufes que mais me marcaram. Ouvir do professor Fábio Mota sobre as práticas de ensino da leitura e escrita, os desafios e as oportunidades que estão surgindo enriquece ainda mais o desejo, a prática já existente em sala de aula. Porém, ouvir dos alunos da EJA, mais velhos que eu, sobre seu retorno à escola, ver o brilho no olhar ao relatarem suas histórias e sobre como um professor tem feito a diferença em suas vidas é um combustível inigualável", opinou Willian Ribeiro Weber, estudante de Letras da Ufes.

Para o aluno da turma conclusiva da EJA da Emef Juscelino Kubitschek Edvaldo Conceição de Jesus, voltar para a escola, depois de 44 anos sem estudar, tem sido uma oportunidade maravilhosa. "Poder falar para futuros professores na Universidade Federal do Espírito Santo é um orgulho que terei pelo resto da vida".


Voltar ao topo da página