Notícias

Estudantes da EJA assistem a peça teatral na Ufes neste sábado

Publicada em 16/03/2018, às 12h38

Por Fabrícia Kirmse, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação/Peça de teatro
Cartaz da peça a invenção do amor
Na peça "A invenção do amor", a dramaturgia se constrói através da ótica do conflito masculino x feminino

Estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) terão a oportunidade de assistir à comédia romântica "A invenção do amor", com Guilherme Piva e Maria Clara Gueiros, no Teatro Universitário (Ufes), em Goiabeiras, neste sábado (17), às 21 horas. Foram doados 60 ingressos pelo Ministério da Cultura.

As turmas da EJA que foram convidadas a acompanhar o espetáculo teatral, cuja produção é da WB Produções Artísticas e Culturais, estudam nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Francisco Lacerda de Aguiar, em São Pedro I, Juscelino Kubitscheck de Oliveira, em Maria Ortiz, e Padre Anchieta, em Ilha de Santa Maria.

Para Fábio Mota, assessor pedagógico da Gerência de Formação e Desenvolvimento em Educação, oportunidades assim são muito importantes por fortalecerem as práticas pedagógicas da escola.

Secretaria de Educação/Divulgação
Alunos da EJA durante uma ida ao teatro universitário
Alunos da EJA têm a oportunidade de potencializar a produção de sentidos e refletir sobre o tema da peça durante a ida ao teatro

Cidadania

"As práticas pedagógicas se fortalecem quando perpassam pelas experiências culturais. Oportunizar a vivência da linguagem teatral aos estudantes da EJA potencializa a produção de sentidos e o exercício da cidadania. A temática da peça teatral versa, de forma divertida, sobre os desafios da relação entre o homem e a mulher, permitindo aos alunos participantes propor uma roda de conversa sobre a igualdade de gênero com a sua comunidade escolar", comentou Fábio Mota.

Sobre a peça

Na peça "A invenção do amor", a dramaturgia se constrói através da ótica do conflito masculino x feminino, numa linguagem crítica e muito bem-humorada, cuja principal justificativa é o desejo da identificação com o público. O maior trunfo do texto é falar de um assunto comum e imprescindível na vida de todos: o amor.

O público acompanha a relação amorosa de um Homo Sapiens com uma Mulher de Neandertal. Ele, por ter um cérebro privilegiado, vive às voltas com mil e uma invenções e, numa crise de ciúmes, resolve inventar o amor. Sua nova invenção faz com que o casal pré-histórico se antecipe no tempo, vivendo situações que marido e mulher só enfrentariam anos, décadas ou milênios mais tarde. 


Voltar ao topo da página