Notícias

Especialista da Semus representa Brasil em Congresso Internacional sobre PIC´s

Publicada em 15/03/2018, às 17h27

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Elizabeth Nader
Doutora Henriqueta Sacramento
Médica Henriqueta Sacramento é referência técnica em Práticas Integrativas e Complementares de Vitória

Se você acha que equilíbrio de energia para o corpo, cromoterapia e aromaterapia são assuntos místicos, está na hora de rever seus conceitos. Cada vez mais pacientes e profissionais de saúde têm reconhecido a eficiência das práticas alternativas para a saúde.

Uma das provas disso é de que, nesta semana, o Rio de Janeiro sediou o I Congresso Internacional de Práticas Integrativas e Complementares e Saúde Pública. O evento contou com a participação de profissionais de saúde de todo o Brasil e de vários outros países, como Austrália, Índia, Estados Unidos, França e Alemanha.

A médica homeopata e referência técnica em PIC´s de Vitória, Henriqueta Sacramento, representou o Brasil. A profissional apresentou os resultados que Vitória tem obtido com as implantações de jardins terapêuticos e hortas urbanas e comunitárias na cidade, bem com a institucionalização da Política Municipal de Práticas Integrativas e Complementares no SUS na capital.

Ela explica que as hortas urbanas e os jardins terapêuticos trouxeram vários benefícios coletivos. "Percebemos que, nas comunidades que receberam esse projeto, as pessoas passaram a cuidar melhor da sua alimentação, não só individualmente, mas também em relação a sua família e vizinhos. Além disso, o relacionamento nas comunidades melhorou, as pessoas se tornaram mais próximas e compartilham mais experiências umas com as outras".

Política Municipal de Práticas Integrativas e Complementare

A médica homeopata também explicou como Vitória institucionalizou a Política Municipal de Práticas Integrativas e Complementares, inclusive, com uma lei municipal. Esse é um questionamento comum entre várias cidades que querem seguir o exemplo de Vitória e também consagrar essas práticas em suas redes de saúde pública.

"Em Vitória, construímos tudo de maneira coletiva, com a criação e implantação de um fórum municipal, formado por profissionais de saúde e também por pessoas das comunidades. Por ano, ofertamos cerca de 40 mil atendimentos a várias práticas, e a demanda tem crescido. Muitos se queixam dos tratamentos convencionais, nos quais alguns remédios acabam trazendo também alguns efeitos colaterais indesejados. Nos Centros de Atendimento Psicossocial (Caps), por exemplo, a arteterapia, a musicoterapia, a ioga e a meditação têm feito os pacientes reduzirem o consumo de medicamentos".

PIC´s em Vitória

Carlos Antolini
Horta Medicinal e Jardim terapêutico na PMV
Jardim terapêutico traz benefícios para a saúde e também para a relação entre as pessoas

esde 2006, o Ministério da Saúde vem incluindo as Práticas Integrativas e Complementares (PIC´s) no SUS. Na última segunda-feira (12), o Governo Federal ampliou em mais 10 novas práticas o leque de procedimentos que podem ser ofertados pelo SUS no Brasil.

As PIC's têm como objetivo melhorar a qualidade de vida dos pacientes, reduzir os medicamentos e incentivar as práticas naturais e os jardins terapêuticos entre os moradores. Pessoas de todas as idades utilizam os serviços em ambientes abertos ou cobertos para ajudar na prevenção de doenças crônicas.

Todas as unidades de saúde ofertam fitoterápicos que são receitados pelos profissionais. Em média, por ano, são 25 mil receitas fitoterápicas, 4,5 mil receitas de medicamentos homeopáticos e 6 mil consultas de acupuntura.

As principais doenças tratadas com homeopatia são: alergias respiratórias, ansiedade e depressão. Já a acupuntura é utilizada para tratar, principalmente, dores em geral, ansiedade, insônia e alergias respiratórias.

Veja onde buscar algumas PICs em Vitória:

Ioga

• Parque Moscoso: quinta, às 7 horas;
• US Maria Ortiz: terça e quinta, às 7 horas;
• SOE do Parque Pedra da Cebola: segunda e quarta, às 8 horas, e quinta, às 18 horas;
• US Jabour: terça e quinta, às 9 horas;
• SOE de Camburi I: terça e quinta, às 8 horas;
• SOE do Parque Chácara Paraíso: sexta, às 7 horas;
• Horto de Maruípe: terça e quinta, às 6h40, e segunda e quarta, às 18h30

Musicoterapia e arteterapia

• Centros de Atenção Psicossocial (Caps) Ilha, Caps Infantil e Caps III São Pedro

Do-in

• Unidade de Saúde do Parque Moscoso: segunda, às 8 horas

Xiang gong (treinamento perfumado)

• Unidade de Saúde do Parque Moscoso: quarta-feira, às 10 horas

Dança circular e xiang gong

• Parque Moscoso: quarta e sexta-feira, às 7h45

Acupuntura e homeopatia

• Centro Municipal de Especialidades (CME-Vitória)

Hortas comunitárias

• Igreja Católica de São Pedro Apóstolo; Igreja Bom Pastor (Bairro do Quadro); Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adevalni S. Ferreira de Azevedo, em Jardim Camburi; e Pedra da Cebola

Jardins terapêuticos

• US Conquista, Bairro da Penha, São Cristóvão, Andorinhas, Consolação, Fonte Grande, Bairro República, Alagoano, Forte São João e US Vitória.


Voltar ao topo da página