Notícias

Espaços culturais oferecem visitas mediadas com agendamento online

Publicada em 25/03/2019, às 08h00

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Imagem divulgação
Exposição Desenho: a Linha Difusa
Grupos podem fazer agendamento para visitar a exposição "Desenho: a Linha Difusa" na Casa Porto

Com o objetivo de dinamizar e facilitar o acesso às visitas mediadas nos espaços expositivos da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), está disponível, desde o início de março, o serviço de agendamento online. Em pouco mais de duas semanas de funcionamento, 12 grupos - de ensino fundamental a universitários - já solicitaram o cadastro.

O serviço contempla a Casa Porto das Artes Plásticas, que recebe a mostra Desenho: a Linha Difusa, além do Museu Histórico da Ilha das Caieiras “Manoel dos Passos Lyrio” (Museu do Pescador) e do Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” (Mucane), que irão receber novas exposições nas próximas semanas.

O agendamento é gratuito, assim como a entrada nos espaços, e o serviço é destinado a escolas das redes pública e privada de ensino, organizações não governamentais (ONG's), instituições de ensino formais e não formais, além de grupos turísticos, entre outros.

"O serviço de agendamento online proporciona agilidade, facilidade e rapidez ao público interessado, que busca os museus para o consumo, a apreciação e valorização dos bens culturais ou ainda como uma ferramenta importante de educação e formação", afirmou Kênia Lyra, coordenadora da Casa Porto das Artes Plásticas.

Mediação

A mediação é conduzida por uma equipe treinada para auxiliar a percepção artística dos visitantes, com duração média de 1h30. Além da mediação, acontecem oficinas práticas, jogos lúdicos e ações dialógicas com os visitantes de acordo com a faixa etária e o perfil do grupo de visitantes.

"A cada novo projeto desenvolvido, novas práticas e abordagens são pensadas, o que torna cada visita uma experiência única e diferenciada, de modo que a visitação possa ser realizada a cada nova exposição", disse Lyra.

Como agendar

Para realizar o agendamento, o usuário deve acessar a plataforma Agendamento online e seguir os seguintes passos:

1º Escolha o Serviço > Selecione a categoria (Cultura) > Selecione o serviço (Visitas mediadas aos museus) > Próximo;
2º Escolha a unidade (espaço cultural desejado) > Próximo;
3º Preencha seus dados e clique em "Agendar".


Voltar ao topo da página