Notícias

Escolas recebem repasse financeiro da Câmara para inovações pedagógicas

Publicada em 21/05/2019, às 18h51

Por Renata Moreira, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Seme
Sala ambiente da Emef Neusa Nunes
Implantação de sala-ambiente é uma das inovações pedagógicas implantadas nas unidades da rede municipal de ensino

As 103 escolas da rede municipal de ensino vão receber, até a próxima semana, repasse financeiro proveniente de uma articulação entre a Secretaria Municipal de Educação (Seme) e a Câmara Municipal de Vitória para o custeio de inovações pedagógicas. Cada unidade receberá o valor R$ 8 mil.

Ao todo, o Legislativo municipal está repassando à Seme a quantia de R$ 824 mil, que serão distribuídos igualitariamente entre todas as unidades, beneficiando mais de 50 mil estudantes.

"Quero registrar o nosso agradecimento à Câmara Municipal, que usa com responsabilidade o dinheiro público, fazendo devoluções anuais destinadas às unidades escolares. Esse recurso será utilizado nas unidades escolares para desenvolvimento e implementação de ações de natureza curricular para as inovações pedagógicas que incrementam e dinamizam o processo educacional", explicou a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.

Inovações

Segundo a secretária, as inovações na rede municipal de ensino atendem à necessidade de trazer metodologias modernas, fazendo com que a aprendizagem para o estudante tenha mais sentido e significados.

As ações desenvolvidas pela Seme estarão disponíveis para a adesão das unidades de ensino, levando em consideração também seus próprios projetos pedagógicos.

Conheça, em resumo, algumas das inovações previstas para o triênio 2018-2021 na rede municipal:

Centro de Línguas de Vitória: oferta de curso para apropriação das habilidades comunicativas em Línguas Estrangeiras;

Diálogos do Ser para Conviver: processos formativos e criação de grupos de mediação e de círculos de paz com estudantes e profissionais, de forma a contribuir para o diálogo no gerenciamento pacífico de conflitos, bem como para a promoção de ambientes de paz na escola.

FabLab: criar o laboratório de aprendizagem e inovação acessível, em parceria com a Fábrica de Ideias, aberto aos estudantes da rede municipal de ensino, em especial aqueles com altas habilidades/superdotação, potencializando a criatividade para inventar, desenvolver, projetar e produzir diversos tipos de materiais e objetos, em diferentes escalas, além de criar recursos pedagógicos, de acessibilidade e de tecnologias assistivas, colaborando para aprendizagem dos estudantes que possuem deficiências.

Salas-Ambientes nas Emefs: implantação de metodologias de salas-ambientes nas escolas, de forma a fortalecer a organização pedagógica e proporcionar aos estudantes mais condições de interação com o conhecimento científico e curricular.

Territórios do Viver: produção com os estudantes de Cmeis e Emefs de material impresso e digital com registro cartográfico, histórico e cultural do território local, conforme região administrativa da cidade onde a unidade de ensino está inserida, a partir de pesquisa de campo, produção e sistematização de textos e publicação do material (uma coleção com nove fascículos).

Contextos de Ensinar e Aprender: criar cenários educativos nos espaços-tempo das unidades de ensino para composição de ambientes de aprendizagem fora da sala de aula, como atividades artísticas nos muros das unidades, com participação da comunidade escolar, a partir de temas definidos coletivamente que traduzam o projeto institucional das unidades de ensino.

Intercâmbio Pedagógico: realizar intercâmbio de experiências pedagógicas entre os profissionais das unidades de ensino, visando qualificar e enriquecer o repertório das práticas pedagógicas como uma das estratégias de formação continuada em serviço.

EJA integrada à Educação Profissional: oferta de educação profissional aos estudantes da EJA em parceria com Ifes e Senac.


Voltar ao topo da página