Notícias

Escolas de Vitória já receberam 90 mil exemplares de livros didáticos

Publicada em 15/03/2019, às 19h38

Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Melissa Künsch


Leonardo Silveira
Livros didáticos na EMEFTI Eunice Pereira Silveira
Livros didáticos são enviados às escolas de todo o País pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)

As escolas municipais de Vitória continuam recebendo os exemplares dos livros didáticos utilizados pelos estudantes da rede para o ano letivo de 2019. A maior parte das publicações já foi entregue às escolas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que é o órgão responsável por adquirir e distribuir livros para todos os estudantes do Brasil.

Até o momento a rede municipal de Educação já recebeu 90 mil exemplares, de um total aproximado de 110 mil, média recebida por Vitória. Assim como outras cidades do país, a capital capixaba aguarda a abertura para pedidos de reserva técnica pelo FNDE, que acontece no final deste mês de março, para atender a demanda das escolas.

Enquanto isso as unidades de ensino seguem normalmente com as atividades letivas utilizando diversas alternativas pedagógicas eficientes para o conhecimento, como, por exemplo, por meio pesquisas, dispositivos tecnológicos e até mesmo através uso do livro do ano anterior no caso das disciplinas faltantes, além do uso compartilhado, entre outras dinâmicas.

Como funciona

Por meio do Programa Nacional do Livro Didático, o Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) compra, distribui e repõe os livros didáticos para todas as escolas públicas de ensino fundamental do Brasil. A responsabilidade de fornecimento dos exemplares é do governo federal, que executa através do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). A partir das escolhas que as escolas realizam periodicamente e com base no censo escolar de anos anteriores, os livros são então enviados diretamente às unidades de ensino.


Voltar ao topo da página