Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Escola de Resistência vai ganhar espaço próprio para atividades físicas

Publicada em 03/03/2017, às 14h13

Por Carmem Tristão (ctristao@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves

OS EMEF Ronaldo Soares

Prefeito Luciano Rezende e secretária Adriana Sperandio participaram de assinatura de ordem de serviço para construção de pátio na Emef Ronaldo Soares (Ampliar imagem)

Obra aguardada há mais de 30 anos, a assinatura da ordem de serviço para construção do pátio da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ronaldo Soares deixou a comunidade de Resistência em festa na manhã desta sexta-feira (3).

O prédio atual é de pequeno porte e adaptado, resultado de municipalização, não contando com área para a prática de Educação Física. Portanto, as atividades acontecem na rua. A previsão de conclusão das obras e serviços de construção do pátio descoberto e muro de contenção e de vedação na Emef Ronaldo Soares é de 90 dias. O investimento é de R$ 133.484,84.

Durante a solenidade, o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, lembrou que, para a viabilização do pátio, foi necessário enfrentar um longo processo de desapropriação, inclusive com litígio junto ao Ministério Público. Ele falou também que já estão em curso os projetos para a construção da sede definitiva da Emef Ronaldo Soares.

"A comunidade hoje comemora um momento muito aguardado. E adianto que nós já estamos trabalhando para construir um prédio que comporte a modalidade tempo integral para substituir essa aqui. Mas, no momento, o que era mais importante? Tirar as crianças da rua e dar segurança a elas no momento de fazer atividades de Educação Física. Espero que os trabalhos educacionais possam ser melhorados com essa condição que a gente vai levar para essa escola", disse.

"Desde que essa escola foi municipalizada, iniciou-se uma conversa sobre um espaço definitivo para a escola, que já está definido e sendo viabilizado e que, quando pronto, será uma escola em tempo integral, com currículo e proposta pedagógica difereciados. Para este momento aqui o empenho e apoio da Câmara de Vereadores de Vitória foram imprescindíveis para a finalização do processo de desapropriação. Até mesmo a diretora auxiliou a proprietária a encontrar um novo imóvel para se mudar. Tenho certeza que esse pátio cumprirá bem o propósito de tirar as crianças da rua para fazer atividades num espaço que é muito mais protegido", disse a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.

Gestão compartilhada

Diego Alves

OS EMEF Ronaldo Soares

Construção de pátio vai permitir que alunos façam atividades físicas nas escolas (Ampliar imagem)

"Esse evento hoje é a prova de que, com diálogo, a gente consegue o que precisa. Essa é uma obra aguardada há mais de três décadas. Vários prefeitos vieram e não fizeram nada a respeito. Devo reconhecer que a gestão compartilhada da Prefeitura de Vitória foi a iniciativa que tornou possível olhar com mais cuidado toda a cidade", disse o presidente do movimento comunitário Resistência em Foco, Fabiano Nunes.

"Esse pátio é uma luta da comunidade de Resistência. Estamos felizes e agradecidos, pois atenderam ao nosso pedido. Hoje é só comemoração", comentou a diretora da Emef Ronaldo Soares, Wilma Sacht.

Alunas

"Eu estudo aqui na Emef Ronaldo Soares desde o 1º ano e o pátio sempre foi o meu sonho", contou a aluna Maria Vitória dos Santos, 10 anos, que estuda no 5º ano.

A colega de sala dela também pensa assim. "Estudamos juntas desde que chegamos na escola. O pátio é o nosso sonho. Vai ficar bem melhor para todos nós", contou Maria Eduarda Santos Lossurdo, de 9 anos.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site