Notícias

Escola da Vida: poeta Roberto dos Reis passa em curso no Ifes

Publicada em 21/01/2019, às 12h31

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Apresentação do Plano de Negócios dos Assistidos da Escola da Vida
Roberto dos Reis é assistido pela rede Escola da Vida e conseguiu ser aprovado em curso do Ifes
Carlos Antolini
CONFRATERNIZAÇÃO NO CENTRO-POP e Lançamento do livro – Meu Grito – Roberto Reis
Roberto dos Reis escreveu um livro relatando sua experiência enquanto viveu nas ruas de Vitória

Conhecido como "O Poeta das Ruas", Roberto dos Reis começou o ano comemorando mais uma grande conquista: foi aprovado no curso de Segurança do Trabalho do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Com 190 pontos, ele obteve o segundo lugar entre os candidatos e vai integrar a turma vespertina.

Roberto dos Reis teve uma trajetória marcada pelo tempo em que passava as noites pelas ruas de Vitória. Desde que aceitou os encaminhamentos da Secretaria Municipal de Assistência Social, há cerca de cinco anos, ele foi acolhido no Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População de Rua (Centro-Pop) e na Hospedagem Noturna, participou de palestras e oficinas na Escola da Vida e, há um ano, transformou a experiência de preconceitos e obstáculos no livro "Meu Grito", de poemas.

O livro foi impresso com apoio da Faculdade de Direito de Vitória (FDV) e os poemas já foram apresentados em saraus e oficinas literárias. Parte de sua renda vem da criação de poemas instantâneos para casais ou grupos de amigos em barzinhos, praias e locais movimentados da cidade. "Eu ofereço minha arte às pessoas e elas me pagam o quanto quiserem. Tenho conseguido alguns bons trocados assim", disse o poeta.

Em 2018, ele conquistou uma vaga na Casa República, voltada para assistidos que já estão em fase de superação da situação de rua e que podem arcar com suas despesas pessoais. Com essa estrutura, ele conseguiu trabalhar, estudar e conquistar a vaga no Ifes. "As equipes do Centro-Pop e da rede Escola da Vida conseguem nos mostrar novos horizontes, estimulam a gente a ver saídas para uma vida melhor, que eu não conseguia ver sozinho", contou.

Mais aprovados

Esta foi a terceira grande vitória recente assistidos da rede Escola da Vida. Outros dois já haviam se classificado para cursos técnicos do Ifes: Adenilton José Rosene, primeiro lugar em Metalurgia, e Miriã Amaro da Silva, quarto lugar para Segurança do Trabalho.

Já Eloisa Alves Cassemiro e Eduardo de Oliveira fizeram boa pontuação e ficaram entre os suplentes para Hospedagem e Segurança do Trabalho, respectivamente.

"Eles se mostraram determinados e se dedicaram muito, apesar de todos os desafios que pessoas em situação de rua enfrentam. O resultado é importante para mostrar o potencial que eles têm", disse a secretária de Assistência Social interina, Anabel Araújo Gomes Pereira.

Escola da Vida

A Semas desenvolve uma série de ações para reinserir pessoas em situação de rua na sociedade, no mercado de trabalho e na vida familiar. Entre as iniciativas, está a rede Escola da Vida, que contempla serviços como abordagem social, Centro-Pop, Albergue para Migrantes, Hospedagem Noturna, Casas Lares, Abrigo, Casa República, Consultório na Rua e Centro de Atenção Psicossocial (Caps).

O trabalho tem dado resultados e mudado a vida dessas pessoas. Em 2018, a rede obteve estas conquistas:

  • 888 pessoas retornaram aos municípios de origem;
  • 40 assistidos pela Escola da Vida foram encaminhados ao mercado de trabalho
  • outras 72 pessoas receberam qualificação profissional.
Douglas Schneider
Fotos do novo prédio da Escola da Vida
Escola da Vida é um espaço onde os moradores de rua que já aceitaram alguns serviços da rede de proteção social desenvolvem diversas atividades
Leonardo Silveira
Equipe de abordagem de rua atuando na Praça Costa Pereira
Equipe do Serviço Especializado de Abordagem Social monitora diariamente as ruas de Vitória, identificando e abordando pessoas em situação de rua

Serviços

Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas)

O Seas monitora diariamente as ruas de Vitória, identificando e abordando adultos, crianças e adolescentes em situação de rua. O Seas encaminha essas pessoas para acolhimentos, tratamento de saúde para dependência química, atendimento psicossocial, obtenção de documentos, capacitação e avaliação para concessão de benefício passagem (quando migrante).

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8 horas à meia-noite, e aos sábados, domingos e feriados, das 8 às 20 horas, e pode ser acionado pelo Fala Vitória 156.

Em 2018, o Seas realizou 6.494 abordagens e encaminhou 1.491 pessoas.

Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População de Rua (Centro-Pop)

Pessoas em situação de rua são acolhidas, recebem kit de higiene pessoal, podem tomar banho e se alimentar no Centro-Pop. Os usuários também têm atendimento psicossocial e participam de atividades socioeducativas. Com capacidade para atender 100 pessoas por dia, funciona de segunda a domingo, das 7 às 18 horas, na avenida Dário Lourenço de Souza, s/nº, Mário Cypreste. Telefone: (27) 3132-7053.

Hospedagem para Adultos em Situação de Rua

É um espaço de acolhida noturna, onde a população adulta em situação de rua recebe alimentação, higiene, atendimento psicossocial e abrigo provisório. Os encaminhamentos para o espaço são feitos por meio do Centro-Pop. A capacidade é de 40 pessoas. Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 17 às 7 horas.

Abrigo para Pessoas em Situação de Rua

Os usuários recebem atendimento psicossocial, participam de oficinas de alfabetização e artísticas e de palestras educativas e são encaminhados para emissão de documentos e tratamentos de saúde. O espaço tem capacidade para atender 40 pessoas. Encaminhamentos pelo Seas ou pelo Centro-Pop. Funciona 24 horas por dia.

Casa Lar para Pessoas em Situação de Rua com Transtorno Mental

Espaço de acolhida para pessoas em situação de rua com transtorno mental e poucas possibilidades de reinserção familiar e social. Funciona em regime de residência, com atenção integral aos usuários, incluindo alimentação, higiene, atividades socioeducativas, medicação e encaminhamento para a rede de serviços.

Vitória possui duas unidades, com capacidade de acolher 15 pessoas cada. O encaminhamento é feito pelo Serviço de Abordagem Social, pelo Centro-Pop ou pelo Abrigo. Funciona 24 horas por dia.

Albergue para Migrantes

Oferece atendimento social a pessoas a partir de 18 anos de idade e que estejam de passagem por Vitória. O migrante fica no espaço até que seja possibilitada sua inserção no mercado de trabalho ou a viabilização de passagem para seu retorno ao local de origem. Tem capacidade para acolher até 40 migrantes. Crianças e adolescentes são atendidas somente com documentos e acompanhadas dos responsáveis.

Funciona na avenida Dário Lourenço de Souza, s/n, Mário Cypreste, 24 horas por dia. Em 2018, atendeu a mais de 2 mil pessoas e viabilizou passagens de retorno para 888 migrantes.

Consultório na Rua

Realiza atendimento específico com os cuidados básicos de saúde para pessoas em situação de rua, muitas delas usuárias de crack e outras drogas. O atendimento é feito em seus locais de permanência pelas equipes itinerantes, formadas por enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, motoristas e auxiliares de enfermagem.

O trabalho é voltado para a criação de vínculos de confiança com essas pessoas e persistência na oferta dos serviços até o início de um tratamento efetivo. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8 horas à meia-noite, e aos sábados, domingos e feriados, das 8 às 20 horas. Realiza, em média, 60 procedimentos por dia.

Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras drogas (CAPS AD III) -

Ligado à Secretaria de Saúde, possui uma equipe formada por médico psiquiatra, médico clinico, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, terapeuta ocupacional, técnico esportivo, musicoterapeuta e arteterapeuta. Desenvolve ações de atendimento aos familiares, bem como práticas alternativas de cuidado à saúde: como auticuloterapia, fitoterapia, ioga, meditação e mandalas, além de oficinas terapêuticas e de geração de renda, atendimentos em grupos ou individuais e atendimentos aos familiares.

Os principais objetivos são tratamento, reabilitação e reinserção social dos pacientes com transtornos mentais severos e persistentes decorrentes do uso de substâncias psicoativas. O Caps AD atende, em média, 300 pessoas por mês, tendo realizado 4.900 procedimentos em 2018. 

Fica na rua Álvaro Sarlo, 181, Ilha de Santa Maria. O telefone é (27)3132-5104. Horário de atendimento ao público externo: segunda a sexta-feira, das 7 às 22 horas.

Casa República e Aluguel Social 

São outros serviços mantidos pela Prefeitura para aquelas pessoas que já conquistaram alguma autonomia financeira, de forma que podem arcar com suas despesas pessoais. Hoje, há sete pessoas assistidas na Casa República e 80 pessoas com aluguel social.

Escola da Vida

Espaço onde os moradores de rua que já aceitaram alguns serviços da rede de proteção social desenvolvem diversas atividades coletivas e individuais, visando fortalecer a capacidade de expressão, autoconhecimento e autoconfiança, a partir de palestras sobre empreendedorismo, oficinas de projetos de vida, de criatividade, de liderança e de outras atividades, como rodas de conversas, exposições, cursos.

A Escola da Vida funciona na rodovia Serafim Derenzi, 4452, no bairro São José. Em 2018, promoveu oficinas para 120 assistidos, realizou 268 atendimentos individuais e encaminhou 28 pessoas ao mercado de trabalho.

Carlos Antolini
ALBERGUE DO IMIGRANTE
Albergue oferece atendimento social a pessoas a partir de 18 anos de idade e que estejam de passagem por Vitória
Douglas Schneider
Consultório na Rua - Abordagem à moradores de rua e usuário de drogas
Equipe do Consultório na Rua cuida da saúde das pessoas em situação de rua

Voltar ao topo da página