Notícias

Escola da Vida: oficina de grafite transforma pátio do Albergue para Migrantes

Publicada em 14/12/2018, às 18h55

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semas
Oficina de grafite da Escola da Vida no Albergue do Migrante
Jamile participou da oficina de grafite e teve a oportunidade de colocar em prática o que aprendeu na Escola da Vida
Divulgação Semas
Oficina de grafite da Escola da Vida no Albergue do Migrante
Diego também foi aluno da oficina e relatou a emoção de escrever seu próprio nome no muro do Albergue para Migrantes

Um ambiente mais alegre, bonito e que chama a atenção para palavras motivadoras. Assim ficou o pátio de entrada do Albergue para Migrantes com o grafite produzido coletivamente, nesta sexta-feira (14), por alunos da oficina promovida pela Escola da Vida para pessoas em situação de rua e assistidos do espaço, que é ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

Para o mineiro Nilton Diego Gomes, a oficina possibilitou a primeira experiência de escrever o próprio nome. "Não tive oportunidade de aprender a ler mais novo. Na oficina, descobri as letras e que posso desenhar e pintar. Meu coração disparou quando li meu nome no muro", contou.

Já a baiana Jamile da Silva ficou surpresa com a metodologia adotada nas aulas. "Expressamos no muro nossas vivências e o que estamos procurando, como trabalho, paz e crescimento", disse.

Experiência

A oficina foi conduzida pelo artista visual Starley e foi a primeira experiência dele com esse público. "São pessoas com grande potencial, que têm muita experiência de vida e transmitiram essa vivência para o grafite", disse.

Durante uma semana, ele deu aulas teóricas e práticas e promoveu dinâmicas e imersão com os participantes. "A cultura do grafite é muito mais do que tinta na parede. É se reconhecer como cidadão e estimular o protagonismo social", disse.

Albergue para Migrantes

O espaço oferece atendimento social a pessoas a partir de 18 anos de idade e que estejam de passagem por Vitória. O migrante fica no espaço até que seja possibilitada sua inserção no mercado de trabalho ou a viabilização de passagem para seu retorno ao local de origem.

Tem capacidade para acolher até 40 migrantes. Crianças e adolescentes são atendidas somente com documentos e acompanhadas dos responsáveis.

Funciona na avenida Dário Lourenço de Souza, s/n, Mário Cypreste, 24 horas por dia.

Escola da Vida

A Escola da Vida é um espaço onde os moradores de rua que já aceitaram alguns serviços da rede de proteção social desenvolvem diversas atividades coletivas e individuais, como palestras sobre empreendedorismo, oficinas de projetos de vida, de criatividade e liderança, exposições, cursos e outras, visando fortalecer a capacidade de expressão, autoconhecimento e autoconfiança.

A Escola da Vida atua de forma articulada com outros equipamentos da assistência, como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População de Rua (Centro-Pop) e o Albergue para Migrantes. 

Divulgação Semas
Oficina de grafite da Escola da Vida no Albergue do Migrante
Assistidos da Escola da Vida levaram a arte do grafite para o pátio de entrada do Albergue para Migrantes
Divulgação Semas
Oficina de grafite da Escola da Vida no Albergue do Migrante
Alunos tiveram a chance de transmitir as suas vivências para o grafite

Voltar ao topo da página