Notícias

Escola da Vida: fotógrafo e ex-morador de rua Guiomedce apresenta sua história

Publicada em 21/09/2018, às 19h10

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Inauguração Escola da Vida
Guiomedce Paixão vai contar a sua trajetória de vida e como superou a situação de rua

Uma história de glamour, interrompida pelo vício, seguida por anos de solidão até a construção de um novo projeto de vida. Toda a trajetória do fotógrafo profissional Guiomedce Paixão, sua passagem pela rede Escola da Vida e a superação da situação de rua serão contadas por ele mesmo, neste sábado (22), às 14 horas, no Cospace, em Santa Lúcia.

Trata-se de um espaço de interação, uma livraria humana, como definem os organizadores. Serão oferecidas seis histórias e o público poderá escolher três “Livros Humanos” para ouvir a história deles. Em comum, os autores são pessoas que enfrentam ou enfrentaram desafios e contam histórias inspiradoras, de quebra de barreiras e estereótipos.

Guiomedce vai apresentar "A última pedra". "Tenho 46 anos de idade e, em 2008, experimentei uma droga química, o crack. Em pouco tempo perdi meu casamento e minha fonte de renda e não tinha mais algum lugar para eu morar. Até que um dia... Estou aqui para contar minha experiência de vida e minha fé, onde consegui força para sair daquela situação. Hoje sou uma nova pessoa", disse.

Escola da Vida

A rede Escola da Vida é um conjunto de equipamentos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) que trabalham de maneira articulada para estimular pessoas em risco social que vivem nas ruas a superar as dificuldades e obter a reinserção social e familiar.

A Escola da Vida é um espaço onde os moradores de rua que já aceitaram alguns serviços da rede de proteção social desenvolvem diversas atividades coletivas e individuais, visando fortalecer a capacidade de expressão, autoconhecimento e autoconfiança, a partir de palestras sobre empreendedorismo, oficinas de projetos de vida, de criatividade, de liderança e de outras atividades, como rodas de conversas, exposições, cursos. Funciona na rodovia Serafim Derenzi, 4452, no bairro São José.

Serviço
"A última pedra" - História da vida de Guiomedce Paixão

Quando: sãbado (22), das 14 às 17 horas
Local: CoSpace – Espaço e Comunidade Colaborativa - rua das Palmeiras, 815, sala 104, Santa Lúcia, Vitória.
Valor: R$ 35,00

Voltar ao topo da página