Notícias

Escola da Vida: assistidos vão lançar seus pequenos negócios na terça-feira

Publicada em 14/03/2018, às 15h59

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
Oficina de Empreendedorismo na Escola da Vida
Pessoas que viviam em situação de rua participaram da oficina "Vai que Dá" na Escola da Vida
Carlos Antolini
Oficina de Empreendedorismo na Escola da Vida
Durante a atividade, os assistidos tiveram a oportunidade de desenvolver suas potencialidades para empreender

Com apenas três dias da oficina "Vai que Dá", que trata de empreendedorismo e gestão, os assistidos da Escola da Vida já descobriram várias oportunidades para empreender, identificaram suas potencialidades e começaram a esboçar um plano de negócios.

No fim de semana, eles vão testar suas ideias na prática, retornam para discutir os resultados na segunda-feira (19) e fazem o lançamento comercial de seus produtos ou serviços na terça (20), na própria Escola da Vida, que integra a rede socioassistencial da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

"Eles vão oferecer seus produtos ou serviços para pessoas ou empresas e testar a aceitação. Daí retornam, pensam o que podem melhorar e se preparam para o lançamento comercial", explicou a facilitadora Sheila Nogueira, que representa o Ateliê de Ideias, parceira do projeto.

Por exemplo: um dos alunos vai oferecer serviços de criação de identidade visual e uma aluna vai produzir e vender prendedores de cabelos para crianças.

Empolgação

A turma está empolgada com a metodologia, que em pouco tempo possibilita esses avanços. "Eu quero começar logo a produzir e a receber pelo meu trabalho. E o momento é agora", disse Marcos Luiz de Castro, o "Formiga".

Oficina Vai que Dá

A oficina é direcionada a pessoas em vulnerabilidade social, que são estimuladas a empreender e gerar a própria renda. As aulas começaram na segunda-feira (12) e têm três horas de duração.

Em um primeiro momento, os participantes identificam o que já sabem e podem fazer. Depois, identificam a rede de pessoas ou empresas que conhecem e que podem ter interesse no produto ou serviço que vão oferecer. Nessa etapa, eles também aprendem a fazer um currículo de habilidades.

"Essa metodologia valoriza os materiais ou equipamentos que eles já possuem para que possam partir rapidamente para a execução do plano", explicou a professora.

Dessa forma, eles vão amadurecendo o plano e o próprio perfil empreendedor na prática. "É o aprender fazendo, voltado para o empreendedorismo", completou a professora auxiliadora Marli Rodrigues.

Além do Ateliê de Ideias, a oficina é realizada pela Varal Agência de Comunicação e Aliança Empreendedora - uma organização voltada para a formação de líderes e empreendedores -, com recursos do Bank of America.

Novos negócios no mercado

Quem quiser conhecer os novos empreendedores e seus produtos ou serviços pode participar das apresentações na terça-feira (20), das 8h30 às 11h30, na Escola da Vida, que fica na rodovia Serafim Derenzi, 4455, São José, perto do Pronto-Atendimento de São Pedro.

Carlos Antolini
Oficina de Empreendedorismo na Escola da Vida
Após as aulas, os alunos irão apresentar os seus produtos e negócios para pessoas e empresas
Carlos Antolini
Oficina de Empreendedorismo na Escola da Vida
Professoras Sheila Nogueira e Marli Rodrigues são as responsáveis pela oficina, na qual os assistidos despertam para o empreendedorismo

Voltar ao topo da página