Notícias

Equipes da Semas visitam equipamentos dos territórios de Itararé e Consolação

Publicada em 06/09/2018, às 18h52 | Atualizada em 06/09/2018, às 18h57

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Guiomedce Paixão
Aula de Teclado no Cajun de Jaburú
Cajun de Jaburu oferece aula de teclado para crianças e adolescentes
Guiomedce Paixão
Usuários do Cajun na comunidade do Jaburú Vitoria
Serviço atende crianças e adolescentes de Gurigica e Jaburu

Nesta quinta-feira (6), a secretária municipal de Assistência Social, Iohana Kroehling, percorreu alguns dos serviços socioassistenciais nos territórios de Itararé e Consolação.

Ela e duas gerentes visitaram os dois Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da região, as unidades do projeto Caminhando Juntos (Cajun) Consolação e Jaburu, além do Núcleo de Interação Social da Pessoa Idosa (Nispi) Carlos Moreira dos Santos, no Jaburu.

No território de Itararé, que reúne os bairros Itararé, São Benedito, Engenharia e Bairro da Penha, há cerca de 6,9 mil famílias cadastradas no Cras, que, em junho deste ano, lançou o agendamento online de serviços. Já no território de Consolação, que compreende Jaburu, Gurigica, Horto, Bairro de Lourdes e Nazareth, há cerca de 3,6 mil cadastros.

"As equipes da Semas estão sempre atentas às necessidades das famílias e nas possibilidades de atendimento que podemos prestar em cada situação", disse a secretária. 

Serviços

A Semas mantém programas e serviços voltados para crianças, adolescentes, jovens e idosos, pessoas vítimas de violência e de maus-tratos, pessoas com deficiência e população de rua. Todas as ações são voltadas para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e são orientadas pela política nacional, conforme o Sistema Único da Assistência Social (Suas).

Equipes multidisciplinares executam atividades diferenciadas e especializadas, voltadas para pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social, nos diversos equipamentos da Semas.

Equipamentos da Semas

Centros de Referência de Assistência Social (Cras)

Os Cras oferecem serviços à população que vive em situação de vulnerabilidade e risco social, decorrente de vínculos fragilizados, pobreza, privação por ausência de renda, acesso precário ou nulo acesso aos serviços públicos, dentre outros.

  • José dos Santos - Rua Pedro Lima do Rosário, 186, em Consolação (território Consolação, Gurigica, Horto, De Lourdes, Nazaré). Tels.: 3235-2605 / 3235-2672
  • Edelson Alves Batista - Rua das Palmeiras, 305, em Itararé (território Itararé, Engenharia, São Benedito, Da Penha). Tels.: 3215-3132 / 3215-3368

Projeto Caminhando Juntos (Cajun)

Voltados para a promoção da cultura, esporte e inclusão social, os Cajuns atendem crianças e adolescentes, de 6 a 15 anos, moradores de Vitória, no contraturno escolar. Nos Cajuns, os participantes encontram oficinas de dança, música, teatro, capoeira, artesanato, jogos e brincadeiras e circo.

O objetivo é desenvolver o potencial deles, promovendo a autoestima e fortalecendo o vínculo com suas famílias, a escola e a comunidade.

  • Andorinhas - Avenida Leitão da Silva, 100, ao lado do Cras. Tel: 3315-3808
  • Engenharia / Itararé - Rua Arlindo Sodré/ Beco São Luiz Mattos, 16, próximo à Emef Ceciliano Abel de Almeida. Tel: 3328-6166
  • Gurigica/ Jaburu - Escadaria João Rosa Neto, S/N. Tel: 3227-5720
  • Consolação - Rua Pedro Lima do Rosário, 186, anexo ao Cras. Tel: 3317-9811

Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas)

O Creas é voltados para famílias e indivíduos com violações de direitos, decorrentes de violência, maus-tratos, negligência, abandono, trabalho infantil, entre outros. Os serviços oferecidos visam fortalecer os vínculos familiares e comunitários, prevenindo o abrigamento e o asilamento.

Nos espaços, são atendidas idosos vítimas de violência, crianças vítimas de abuso ou exploração sexual, adolescentes em conflito com a lei, pessoas em situação de rua, exploração do trabalho infantil, pessoas com deficiência física que sofrem violações de direitos, entre outros. Os acompanhamentos são feitos por visitas domiciliares e encontros familiares.

Para denunciar qualquer tipo de violência (física, psicológica, negligência, financeira, sexual), ligue para 156, de segunda a domingo, das 6 horas à meia-noite, incluindo feriados. As denúncias podem ser anônimas.

  • Rua Dom Pedro I, Nº 43, em Maruípe. Tel: 3233-3420 / 3235-2880

Núcleo de Interação Social da Pessoa Idosa (Nispi) Carlos Moreira dos Santos

No Núcleo de Interação Social da Pessoa Idosa (Nispi), idosos têm diferentes atividades todos os dias e não perdem nenhuma oportunidade.

Lá, eles se encontram no grupo de apoio - palestras, diálogos e dinâmicas sobre diversos temas, como saúde, meio ambiente e convivência - , fazem atividades artísticas e de estimulação da memória e recreação, além de receberem orientações sobre exercício físico e envelhecimento saudável.

  •  Rua Maria Paixão, no Jaburu.
Divulgação Semas
Idosos no grupo de apoio do Nispi do Jaburu
Idosos contam com Núcleo de Interação Social da Pessoa Idosa
Divulgação Semas
Idosos fazem oficinas de artes no Nispi do Jaburu
Idosos participam de oficinas e diferentes atividades no espaço

Voltar ao topo da página