Notícias

Equipe do Tribunal de Contas conhece Observatório e Plano de Metas da PMV

Publicada em 11/12/2018, às 19h23

Por Naira Scardua, com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira
Reunião do Observatório com o Tribunal de Contas
Técnicos do Tribunal de Contas se reuniram com a equipe da Seges para conhecer o Observa Vix e o Plano de Metas
Leonardo Silveira
Reunião do Observatório com o Tribunal de Contas
Reunião foi oportunidade de compartilhar como os dados são coletados e servem de subsídio para a tomada de decisões na gestão municipal

Uma equipe técnica do Tribunal de Contas do Estado esteve na sede da Prefeitura de Vitória para conhecer de perto como funcionam o Observatório de Indicadores (Observa Vix) e o Plano de Metas. O encontro com a equipe da Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges) aconteceu na tarde desta terça-feira (11).

Durante a visita técnica, os servidores da PMV esclareceram o funcionamento dessas duas ferramentas, que têm papel fundamental no modelo de gestão compartilhada.

"Foi uma oportunidade excelente porque, dessa forma, a gente consegue ter um olhar crítico, o olhar da sociedade civil e de um órgão de fiscalização, que é o Tribunal de Contas. O Observatório nos indica o melhor caminho para investir os recursos e o Plano de Metas nos estimula a agir com rapidez e resultados para a população", afirmou o secretário da Seges, Vander Borges.

Plano de Metas

A subsecretária de Planejamento, Gestão, Projetos e Captação de Recursos, Joseane Zoghbi, explicou que o Plano de Metas foi elaborado levando em consideração os critérios objetivos que impactam diretamente a vida da população, conforme diretrizes estratégicas de construir uma cidade inteligente, humana, saudável, justa e feliz, para a construção de uma gestão compartilhada e de um governo Reto (rápido, eficiente, transparente e online).

"Primeiro nós analisamos as demandas de cada secretaria e depois contamos com a participação de lideranças comunitárias e conselhos de moradores para elaborar o Plano de Metas. Fazemos o acompanhamento de perto para que as metas sejam atingidas, dessa forma, o resultado chega mais rapidamente para a população", afirmou Joseane.

Observatório

A equipe do Tribunal de Contas conheceu os indicadores do Observatório e pôde entender como os dados são coletados e servem de subsídio para a tomada de decisões na gestão.

Para o assessor do Observatório de Indicadores, Alberto Salume, a oportunidade de compartilhar o trabalho feito é de grande importância. "O Observatório tem atuado com vários parceiros visando à qualificação das políticas públicas com gestão baseada em evidências. Nesse sentido, a cooperação com o TCE é primordial e possibilitará avanço para todos os municípios", afirmou.

"Estou impressionado com o que vimos aqui no Observatório. Começamos algo parecido no Tribunal de Contas, no sentido dessa transformação digital e da criação dessa base de informações. Por isso é muito importante conhecer o trabalho realizado na Prefeitura de Vitória. Vocês encontraram o rumo e estão só avançando, vamos perseguir esse rumo aí", garantiu o chefe de Gabinete do Tribunal de Contas, Jamir Gibraia Bullus Junior.


Voltar ao topo da página