Notícias

Equipe de saúde realiza 200 atendimentos a homens durante ação em shopping

Publicada em 14/08/2017, às 12h33

Por Maria Angela Siqueira, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semus
Ação da campanha Agosto Azul
Homens passaram por aferição de pressão arterial durante ação em shopping de Jardim da Penha
Divulgação Semus
Ação da campanha Agosto Azul
Equipe multidisciplinar da US Jardim da Penha realizou variadas intervenções de cuidados à saúde do homem

A ação de saúde realizada no último sábado (12) no Shopping Jardins, em Jardim da Penha, teve resultado positivo. Cerca de 200 atendimentos foram registrados junto ao público-alvo da campanha Agosto Azul: homens na faixa de 25 a 59 anos que não buscam os serviços de saúde para orientações de cuidados que visam prevenir doenças e proporcionar qualidade de vida.

Uma equipe multidisciplinar da unidade de saúde do bairro, composta por médico, enfermeiro, dentista, educador físico, agentes de saúde e auxiliar de enfermagem, passou a tarde de sábado no local realizando abordagens, ações e orientações de cuidados com a saúde.

Houve aferição de pressão arterial, avaliação antropométrica (verificação da relação peso/altura), orientação sobre prática de exercício físico, combate ao tabagismo, dicas de saúde bucal e prevenção ao câncer de boca.

"A obesidade, o sedentarismo, o uso de tabaco e hábitos alimentares pouco saudáveis estão entre os principais fatores de risco de doenças cardiovasculares. É a principal causa de morte entre os homens. A maior preocupação é alertar esse público masculino de 25 a 59 anos de idade que não frequenta as unidades de saúde para receber as orientações e fazer os acompanhamentos de rotina", explicou a diretora da Unidade de Saúde de Jardim da Penha, Karlla Vieira.

Objetivo

O objetivo é atrair esse público para as unidades de saúde e ofertar os serviços disponibilizados para desenvolver hábitos de vida saudável, como a prática de atividade física regular orientada por educador físico nos 16 módulos do Serviço de Orientação ao Exercício Físico (SOE), instalados em praças, parques e na orla.

No próximo sábado (19), a US Jardim da Penha vai realizar outra ação voltada para os homens. Desta vez, das 8 horas ao meio-dia, na praça Regina Frigeri Furgo, ao lado do supermercado Epa e próximo à feira livre, aproveitando o horário de maior movimentação das famílias pelo local.

Serão ofertados teste rápido de sífilis, orientação sobre alimentação saudável, aferição de pressão, avaliação antropométrica, ações educativas de combate ao mosquito que transmite dengue, zika e chikungunya, além de roda de capoeira.

Agosto Azul

Ações como essas estão sendo ofertadas durante todo o mês de agosto pelas unidades da rede municipal de Saúde, como parte da campanha Agosto Azul, com base no fortalecimento da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH).

Divulgação Semus
Ação da campanha Agosto Azul
Divulgação Semus
Ação da campanha Agosto Azul

Voltar ao topo da página