Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Acesso rápido

Notícias

Equipe de natação paralímpica viaja para o Rio de olho em vaga no Nacional

Publicada em 05/05/2017, às 15h43

Por Lívia Albernaz (livia@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semesp

Núcleo de Natação Paralímpica

Delegação capixaba embarcou para disputar competição no Rio de Janeiro (Ampliar imagem)

Atletas do núcleo de natação paralímpica do Clube Álvares Cabral viajaram para o Rio de Janeiro para disputar, desta sexta (5) a domingo (7), o Circuito Caixa Loterias Regional Rio-Sul, que vale índice para as três etapas do Circuito de Natação Paralímpica na cidade de São Paulo, nos meses de junho, agosto e setembro.

Os professores e técnicos Leonardo Miglinas, Poliana Oliveira e Charles Gonçalves, além das estagiárias Bianca Tragino e Halana Vaz, vão acompanhar os atletas: Douglas Batista, Marco Aurélio Quaresma,
Waldir Júnior, Marcos Vinícius Barcelos, Flávio Nascimento, Edna Bassani, Ezequias Lima de Paulo, Laís Amorim, Stephany Rodrigues, Luis Felipe Rodrigues, Wagner Pinotti, Leonardo Mendonça, Caio Amorim e Nathália torezani

Waldir Alvarenga Júnior, mais conhecido como "Tiozinho", que vai disputar as provas 200m livre, 100m livre, 50m costas, 50m livre, 50m peito, 50m borboleta, 150m medley e o revezamento, é uma das promessas.

Núcleo de natação paralímpica da Prefeitura é referência nacional

André Sobral

Natação Alvares Cabral

Núcleo de Natação Paralímpica no Álvares Cabral já revelou vários talentos (Ampliar imagem)

Dar a chance a um cadeirante ou uma pessoa com mobilidade reduzida de praticar natação, permitir um sentido a mais na vida ou, quem sabe, incentivá-lo a se tornar atleta de seleção. Todos esses ingredientes compõem o núcleo de natação paralímpica da Prefeitura de Vitória no Álvares Cabral. O resultado de anos de trabalho já tem reconhecimento em todo o Brasil: hoje, o núcleo é referência nacional. Veja galeria de fotos.

O trabalho passa por várias etapas, como adaptação, avaliação, encaminhamento e direcionamento. Uns querem apenas nadar e praticar esporte e outros sonham em recordes mundiais, como Tiozinho, Marquinhos, Patrícia, Ezequias e Stephany.

"Acho que, a partir do momento que passamos a ter apoio da Prefeitura, conseguimos alcançar grandes resultados, e isso acaba servindo de espelho para os outros que vêm por aí e para quem tem vontade de realizar esse sonho e compor a seleção brasileira", disse Erich Chiabai.

Seleção brasileira

Medalhista de prata nos Jogos Paralímpicos de 2016, Patrícia dos Santos é atleta permanente da seleção brasileira e já tem na agenda duas importantes competições: o Open Internacional do Brasil, que integra o Circuito Mundial, e o Mundial do México. A atleta chegou ao projeto sem saber nadar e, hoje, desponta como uma das melhores nadadoras do mundo da classe S4.

A promessa é de que Patrícia seja atleta titular do revezamento, que deu medalha de prata para ela nos Jogos do Rio. "O nosso foco é que Patrícia chegue muito perto, ainda esse ano, da marca de medalha do ano passado. Aí é pensar daqui a dois anos em bater o recorde mundial".

"Com a chegada da Patrícia à seleção, aconteceu um fortalecimento do projeto. Estamos crescendo. Posso dizer que somos um dos melhores projetos do Brasil, pois nossos atletas de alto rendimento foram formados aqui", declarou o técnico Leonardo Miglinas.

Vagas abertas

Para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida que queiram participar do projeto, basta procurar a equipe, na piscina do Álvares, de segunda a sexta, das 13h30 às 15h30.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site